Estudo da Aplicabilidade do MIG/MAG com Polaridade Negativa para Soldagens de Alta Velocidade em Peças da Indústria Automotiva


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Resumo:
Este  trabalho  trata  do  estudo  feito  sobre  a  aplicabilidade  da  polaridade  negativa  no  processo MIG/MAG  na  soldagem  de  união.  Na  literatura  clássica  o  processo  MIG/MAG  com  polaridade negativa  é  definido  como  instável  e  apresenta  muitos  respingos.  Trabalhos  mais  recentes  mostram que para determinada faixa de corrente e gás de proteção é possível conseguir cordões sem defeitos utilizando  somente  a  polaridade  negativa  no  processo  MIG/MAG.  Entretanto,  os  resultados apresentados  nestas  literaturas  são  de  deposito  sobre  chapa  e  cordões  de  alta  convexidade,  o  que dificilmente  reflete  uma  situação  de  aplicação  real.  A  alta  convexidade  do  cordão  de  solda  e  a conseqüente  baixa  penetração  fazem  com  que  os  resultados  não  apresentem  perspectiva  de aplicação em soldagens de união.  Neste trabalho, a polaridade negativa é aplicada na soldagem de uma  peça  da  indústria  automotiva  nas  mesmas  condições  de  um  posto  de  trabalho  industrial.  A velocidade de soldagem alcançada é da ordem de processos de alta produtividade como o MIG/MAG duplo arame. As soldas foram aprovadas pela norma interna da empresa que cedeu as peças para os ensaios.  Neste  tipo  de  aplicação  a  polaridade  negativa  mostrou  colaborar  com  o  aumento  da velocidade de soldagem sem o aparecimento de defeitos que desqualificassem a solda. De maneira geral  para  algumas  aplicações  de  soldagem  de  união  de  chapas  finas,  a  soldagem  MIG/MAG  pode ser utilizada com vantagens na polaridade  de  eletrodo negativo mediante aplicação de técnicas que minimizem as falhas.
 
Palavras-chave: MIG/MAG, polaridade negativa, soldagem de alta velocidade, soldagem de chapas finas.
 
Abstract:  This  dissertation  is  a  research  on  the  applicability  of  negative  polarity  using  GMAW processes.  This  research  is  divided  into  two  parts.  The  first  part  is  based  on  the  combined  use  of positive  and  negative  polarity  as  a  strategy  to  achieve  specific  characteristics  that  are  desired  in overlay  welding  process,  as  an  example  the  low  dilution  process.  In  classic  literature  the  GMAW process with negative polarity is defined as unstable and as a result presents a lot of spatter. Recent studies show that, for a certain range of current and gas protection, it is possible to obtain weld seams without defects using only the negative polarity on GMAW processes. However, the results presented in  these  literatures  are  on  deposit  sheet  and  strands  of  high  convexity,  which  hardly  reflects  a  real application. The high convexity of a weld and the resulting low penetration, results in a low applicability
in  join  welding.  Not  even  in  overlay  welding,  which  low  penetration  is  a  favorable  condition,  it  is possible  to  use  negative  polarity.  In  this  work,  the  negative  polarity  is  applied  to  the  automotive welding  industry  under  the  same  terms  as  an  industrial  work  station.  The  welding  speed  achieved  is compared  to  high  speed  productive  processes  such  as  GMAW  double  wired.  The  welds  were approved by the companys internal regulations, which also gave the parts for testing purposes. To this type  of  application  the  negative  polarity  showed  to  be  efficient  with  an  increase  on  welding  speed without  been  disqualified  by  welding  defects  occurrences.  However  for  some  applications  of  overlay and thin metal union, the GMAW can be used with negative polarity electrode by applying techniques that minimize these types of failures. 
 
Key-words: GMAW, negative polarity, high speed welding, thin metal weld.

Referência:
PUHL, E. B.; DUTRA, J. C.; BONACORSO, N. G.. Estudo da Aplicabilidade do MIG/MAG com Polaridade Negativa para Soldagens de Alta Velocidade em Peças da Indústria Automotiva. Congresso Nacional de Soldagem: XXXVII CONSOLDA, Natal, 06 out. 2011.