Com apoio do LABSOLDA a equipe de competição Ampera Racing realizou a 7ª edição de curso de soldagem

curso de soldagem ampera   LABSOLDA 00

Entre os dias 20 e 22 de julho de 2022, no Centro Tecnológico da UFSC, aconteceu a 7ª edição do curso de soldagem realizado pela equipe de competição Ampera Racing, direcionado para o público geral interno e externo da universidade. O curso teve como uma de suas etapas uma apresentação sobre conceitos físicos e práticos dos principais processos de soldagem como o MIG/MAG, Eletrodo Revestido e TIG, ministrada pelo professor Régis Silva, e pelo doutorando Álisson Fernandes da Rosa.

LABSOLDA é destaque na Série Institutos produzida pela PROPESQ/UFSC

Serie Institutos 3   LABSOLDA 00

A Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ) apresentou o LABSOLDA como destaque na edição número #3 da Série Institutos. O intuito da série é divulgar o trabalho desenvolvido por esses grupos de estudos da Universidade Federal de Santa Catarina nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento. A matéria foi escrita por Mariana Oliari, bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa, a partir de entrevista com o Prof Regis Silva, coordenador do LABSOLDA. Publicada no site da PROPESQ no dia 01/07/2022 e divulgada nas redes de comunicação da UFSC.

LABSOLDA participou do primeiro Engenharia de Portas Abertas

20220702 Engenharia de Portas Abertas 00

Os cursos de Engenharia Química, de Alimentos, de Controle e Automação, Mecânica e de Materiais abriram laboratórios para a visita de alunos do ensino médio de Florianópolis. No evento, realizado no dia 02 de julho, estiveram no LABSOLDA mais de 100 pessoas. Membros do laboratório fizeram demonstrações práticas e apresentaram tecnologias inovadoras desenvolvidas no LABSOLDA.

Membros do LABSOLDA participam de treinamento operacional com fonte de soldagem Tucker THW1500 para processo Stud Welding por arco retraído

treinamento fonte tucker 00

O evento ocorreu no LABSOLDA no dia 01/06/2022 e contou com a participação dos colaboradores Álisson Fernandes da Rosa, Tiago Marchione, Leonardo Matos e Lucas Maraschin. O treinamento foi ministrado pelo Sr. Bruno Oliveira, da empresa Stanley – Engineered Fastening, e abordou, desde os procedimentos básicos de instalação, configuração e operação do equipamento em soldagem de pinos.

Mensagem de Natal e Ano Novo - LABSOLDA 2022

Cartao 2022 br site

Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Assim como as representações da natureza podem ser expressas de formas diferentes, os fenômenos associados à física da soldagem podem ser analisados sob múltiplos aspectos e espectros. Em 2021 o Labsolda iniciou uma nova fase de análises por imagem, com duas câmeras de alta velocidade, sendo possível captar imagens e dados analógicos de forma sincronizada. Isso permite que a análise do mesmo fenômeno seja feita por diferentes ângulos e/ou com a combinação de recursos óticos diferentes, como no caso das imagens em destaque do nosso cartão. Fazemos votos que em 2022 possamos multiplicar nosso conhecimento do universo e de nós mesmos como indivíduos e sociedade, à luz da ciência.

Supervisor do LABSOLDA foi contemplado por capacidade de inovação na 21ª edição do Prêmio Inventor Petrobras

2021 Premio Inventor Petrobras    divulgacao

O professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, supervisor do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda) (UFSC) foi contemplado por capacidade de inovação na 21ª edição do Prêmio Inventor Petrobras. O prêmio reconhece a expertise técnica, a competência e o espírito colaborativo dos empregados e parceiros que contribuem para que a Petrobras seja a empresa mais inovadora do país no setor de óleo e gás.

Trabalho de membros do LABSOLDA recebe prêmio de melhor artigo no 11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação ABCM – COBEF 2021

2021 Award COBEF Victor Lemos 00

O prêmio de melhor artigo apresentado no 11º COBEF foi concedido ao aluno do curso de Engenharia Mecânica (EMC/UFSC) Victor Igor Berbare Lemos, referente ao trabalho científico desenvolvido no LABSOLDA “CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA SOLDAGEM PLASMA COM ALIMENTAÇÃO DINÂMICA DE ARAME” que teve a participação do professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, do doutorando Alisson Fernandes da Rosa (POSMEC) e dos graduandos Victor Igor Berbare Lemos (Eng. Mecânica)  e Felipe Batista (Eng. de Materiais).