Trabalho de membros do LABSOLDA recebe prêmio de melhor artigo no 11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação ABCM – COBEF 2021

2021 Award COBEF Victor Lemos 00

O prêmio de melhor artigo apresentado no 11º COBEF foi concedido ao aluno do curso de Engenharia Mecânica (EMC/UFSC) Victor Igor Berbare Lemos, referente ao trabalho científico desenvolvido no LABSOLDA “CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA SOLDAGEM PLASMA COM ALIMENTAÇÃO DINÂMICA DE ARAME” que teve a participação do professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, do doutorando Alisson Fernandes da Rosa (POSMEC) e dos graduandos Victor Igor Berbare Lemos (Eng. Mecânica)  e Felipe Batista (Eng. de Materiais).

Membros do LABSOLDA ministraram palestra e minicurso no 1º WORKSHOP DE SIMULAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE MATERIAIS (WSMat)

I WSMat 2021 00

Promovido nos dias 29 e 30 de julho de 2021 de forma 100% virtual (on-line) e acesso gratuito. O I WSMat teve como tema central “As potencialidades da simulação computacional aplicada à ciência dos materiais”. O tema objetivou estimular a discussão sobre as formas de fomentar, fazer e socializar os conhecimentos de simulação numérica no âmbito das engenharias.

Membros do Labsolda participam de treinamento operacional com novo equipamento – Micro durômetro Wilson® VH1102

treinamento microdurometro 00

O equipamento mede o perfil de dureza dos materiais e permite a realização de testes de microdureza precisos, tanto para controle de qualidade quanto para aplicações de pesquisa metalúrgica. No caso do Labsolda será utilizado para avaliar o grau de dureza de juntas soldadas, principalmente ligas especiais, quando submetidas a procedimentos de soldagem.

Supervisor do LABSOLDA recebe Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

premio stemmer 2020 00

O professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, supervisor do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda) (UFSC) foi vencedor do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, recebendo o 2º lugar na categoria Agente da Inovação. Entre os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Labsolda o professor recebeu o prêmio por ter realizado acordos de cooperação com instituições alemãs para intercâmbio de estudantes e parcerias com grandes indústrias como a WEG.

Treinamento para aplicações metalográficas com microscópio AxioLab 5 da fabricante Zeiss

20210310 treinamento microscopio

O LABSOLDA adquiriu um microscópio AxioLab 5 da fabricante Alemã Zeiss, líder mundial em tecnologia nas indústrias óptica e opto-eletrônica. O modelo AxioLab 5 é indicado para aplicações metalográficas. Com uma ampliação de até 1000x, o modelo permite a análise microestrutural dos materiais, como determinação do tamanho de grão, estrutura, distribuição e as fases presentes. Além disso, é possível analisar falhas do material como corrosão, deformação por fluência, trincas e fraturas.

Mensagem de Natal e Ano Novo - LABSOLDA 2021

cartao labsolda 2021 site

Uma das mais novas linhas de Pesquisa do LABSOLDA visa desenvolver a tecnologia de Manufatura Aditiva (MA) via Processos de Soldagem a Arco Voltaico, dentro do cenário da Indústria 4.0. Seu princípio é a construção gradual, camada a camada de uma estrutura funcional final, e uma de suas aplicações é a recomposição de estruturas desgastadas / danificadas. Fazemos votos que em 2021, possamos, assim como na MA, nos recompor das dificuldades do ano que passou, nos renovar e crescer, de forma gradual, controlada, estável e contínua.

O LABSOLDA promoveu minicurso de Introdução aos Processos de Soldagem a Arco na 18ª edição da SEPEX

20201022 sepex 00

Nessa edição especial da SEPEX em casa, o LABSOLDA ofereceu o minicurso de forma virtual. O mesmo ocorreu dia 22 de outubro das 16 às 18 horas em uma sala de reuniões do Google Meets. Foi dividido em quatro módulos sendo apresentado pelo Professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, os doutorandos Daniel Galeazzi e Alisson Fernandes da Rosa e o mestrando João Cairo Pereira Alcântara. Teve um total de 27 participantes.

Prof. Regis Silva, do LABSOLDA-UFSC, é palestrante e coautor do melhor trabalho apresentado no ENSOLD 2020 PETROBRAS

20201013 ENSOLD PETROBRAS 00

O Encontro Técnico de Soldagem da PETROBRAS - ENSOLD 2020, foi realizado de 5 a 8 de outubro, contando com a participação de cerca de 150 profissionais da empresa que atuam em Soldagem e áreas correlatas em todo o Brasil. Além de trabalhos técnicos e cases de autoria dos funcionários aprovados para apresentação, o evento interno da empresa selecionou apenas dois palestrantes de instituições externas, sendo um deles o Prof. Regis Silva, do LABSOLDA - EMC - CTC - UFSC.