Novas versões e aplicações dos processos de soldagem TIG, MIG/MAG e Plasma

2 2 reduzida

O objetivo principal do presente projeto é configurado pelo estudo e desenvolvimento de tecnologias inovadoras dos processos de soldagem a arco elétrico TIG, MIG/MAG e Plasma, assim como de versões híbridas (envolvendo também o processo LASER). Faz parte do objetivo geral também o desenvolvimento de sistemas de automação e sensores, assim como de técnicas de inspeção, como suporte a serviços tecnológicos...


Processos de Reparos Alternativos: Soldagem em operação de Abraçadeiras Aparafusadas e Bujão (Capote)

image003

Conforme dados da Petrobras, no que diz respeito ao transporte dos produtos, a malha dutoviária, quando comparada ao transporte rodoviário, permite ganhos ambientais expressivos em função de maior flexibilidade, aumento da segurança operacional, redução do número de acidentes e vazamentos e do volume de emissões atmosféricas. No entanto, as dutovias de transporte de subprodutos derivados do petróleo e gás natural exigem paradas obrigatórias para as manutenções realizadas na rede.


Soldagem em operação com GMAW, FCAW e aquecimento por indução

tartilope v3 soldagem orbital 01 ok

O reparo por meio de soldagem de tubulações que já se encontram em operação é uma reconhecida dificuldade operacional presente na indústria de petróleo e gás. Neste contexto, o projeto tem como objetivo global a geração de conhecimento científico e tecnológico, assim como a implementação de novas tecnologias de soldagem semiautomática e automática para a soldagem em operação. Utilizando como base o reparo de tubos por técnica de dupla calha ou similar e instalação de fittings para hot-tapping.