O Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, nos últimos meses, uma série de reconhecimentos em premiações nacionais e internacionais. Com mais de 50 anos de história, o LABSOLDA é uma das estruturas mais tradicionais da Universidade, referência em pesquisa e inovação nas áreas de soldagem, mecatrônica e manufatura aditiva.
Entre os destaques mais recentes estão:
🔹 Menção Honrosa no Prêmio Calgary – RIO PIPELINE & LOGISTICS 2025
O trabalho “Structural Optimization of a 20-Inch Pipe Clamp Using Arc-Based Additive Manufacturing”, de autoria dos pesquisadores Daniel Galeazzi, Cláudio Marques Schaeffer, Laercio Silva Junior, José Carlos Pereira, Mateus Barancelli Schwedersky e Régis Henrique Gonçalves e Silva, ficou entre os seis finalistas entre 570 trabalhos submetidos e 307 apresentados, conquistando o segundo lugar e recebendo menção honrosa.
O projeto, coordenado pelo professor Régis Silva e financiado pela Petrobras, resultou em dois depósitos de patente para a UFSC.
🔹 Melhor artigo de 2024 no Welding Journal
O artigo “Multiphysics Simulation of In-Service Welding and Induction Preheating: Part 1” foi eleito o melhor paper publicado em 2024 na seção Research Supplement do Welding Journal, periódico técnico-científico da American Welding Society (AWS) – o mais tradicional e amplamente reconhecido na área de soldagem mundial.
O trabalho é assinado por Kaue C. Riffel, Régis H. G. e Silva, Antonio J. Ramirez, Andres Acuna, Giovani Dalpiaz e Marcelo Torres Piza Paes, e teve origem na tese de doutorado sanduíche de Kaue Riffel, então pesquisador do LABSOLDA.
🔹 Melhor Trabalho Técnico no XLVII CONSOLDA & III CBMAdi 2025
O estudo “Avaliação multiparamétrica da estabilidade da variante CMT (Cold Metal Transfer) do processo MIG/MAG” foi premiado como o melhor trabalho no 47º Congresso Nacional de Soldagem (CONSOLDA) e no 3º Congresso Brasileiro de Manufatura Aditiva (CBMAdi), realizados em Joinville-SC.
Assinado por Daniel Galeazzi, Régis H. G. e Silva e Mateus B. Schwedersky, o trabalho reforça o protagonismo do LABSOLDA na pesquisa aplicada e no desenvolvimento tecnológico voltado à Indústria 4.0.
🔹 Prêmio Pipeline Brazil 2025
O primeiro lugar na categoria Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação foi conquistado por Leonardo Sbolci, egresso do curso de Engenharia Mecânica da UFSC e ex-integrante do Grupo de Análise de Tensões (GRANTE), com orientação do professor Eduardo Fancello. O trabalho foi desenvolvido no escopo de um projeto coordenado pelo professor Régis Silva, executado pelo LABSOLDA em parceria com o GRANTE-EMC, com financiamento da Petrobras.
🔹 Reconhecimento Petrobras – Prêmio Inventor
O LABSOLDA também foi reconhecido no Prêmio Inventor Petrobras, que destaca os resultados de Geração de Propriedade Intelectual derivados de projetos de pesquisa financiados pela empresa. Entre os depósitos de patente recentes estão:
-
Abraçadeira parafusada com reforço estrutural localizado produzido por manufatura aditiva (2025)
-
Reparo tipo abraçadeira parafusada e soldada com parafusos rebaixados (2023)
-
Equipamento para soldagem e inspeção no interior de cavidades cilíndricas (2021)
“Essas conquistas são fruto do trabalho coletivo de uma equipe dedicada e da parceria contínua com instituições de ensino, pesquisa e empresas do setor industrial”, destaca o professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, coordenador do LABSOLDA.
Esses resultados reforçam o compromisso do LABSOLDA com a pesquisa aplicada, inovação tecnológica e formação de recursos humanos de excelência para o desenvolvimento da indústria nacional e global.
A notícia do portal da UFSC pode ser acessada em: https://noticias.ufsc.br/2025/10/instituto-de-soldagem-e-mecatronica-labsolda-da-ufsc-conquista-premios-nacionais-e-internacionais/