Trabalhos apresentados no XXXVII CONSOLDA, em Natal-RN

Nesta edição, realizada em Natal no período de 03 a 06 de outubro o tema central de discussão foi "Tecnologias aplicadas à soldagem de dutos". O evento contou com a apresentação de dez trabalhos científicos realizados pela equipe do LABSOLDA.

Tradicionalmente, o Consolda caracteriza-se como o principal fórum anual de agregação da comunidade da área de soldagem e afins, representada pelos profissionais (professores, engenheiros, técnicos, inspetores, empresários, soldadores, outros) e pelos estudantes (graduandos e pós-graduandos).

Trabalhos apresentados:

1. Estudo e desenvolvimento da soldagem TIG com alimentação automática de arame frio na soldagem de raiz em tubos de aço API 5L grau A (Autores: Júlio César Bento Ribeiro, Regis Gonçalves da Silva, Jair Carlos Dutra)
  2. Soldagem Plasma pela Técnica Keyhole de Chapas de Aço Carbono com 3,2 mm de Espessura (Autores: Ezequiel Gonçalves, Regis Henrique Gonçalves e Silva, Jair Carlos Dutra)
  3. Um Estudo da Eficiência Térmica dos Principais Processos de Soldagem a Arco (Autores: Mateus Barancelli Schwedersky, Jair Carlos Dutra)
  4. Desenvolvimento de uma Célula de Fabricação Automatizada para Soldagem MIG/MAG dos Componentes Estruturais das Rodas Metálicas de Tratores Agrícolas (Autores: Nelso Gauze Bonacorso, Jair Carlos Dutra, Max Hélio Hemmer, Diego Erdmann dos Santos)
  5. Estudo da Aplicabilidade do MIG/MAG com Polaridade Negativa para Soldagens de Alta Velocidade em Peças da Indústria Automotiva (Autores: Eduardo Bidese Puhl, Jair Carlos Dutra, Nelso Gauze Bonacorso)
  6. Procedimento Automatizado de Soldagem Orbitalpor Intermédio de Manipulador Robótico para a União de Dutos com o Processo MIG/MAG (Autores: Ramon Natal Meller, Fernando Costenaro, Renon Steinbach Carvalho, Regis Henrique Gonçalves e Silva, Jair Carlos Dutra)
  7. Avaliação da usabilidade de um sistema interativo destinado a aplicação de soldagem robotizada (Autores: Marcelo Pompermaier Okuyama, Renon Steinbach Carvalho, Régis Henrique Gonçalves e Silva, Eugênio Merino)
  8. Procedimentos para soldagem dissimilar de aços resistentes à fluência e sua qualificação mediante ensaios de tração a quente (Autores: C.E. Niño, A.J.A. Buschinelli, C.A.S. Oliveira, J. Piotrovski N., L. Felippe )
  9. Soldagem em Operação de Dutos de Alta Resistência e Baixa Espessura com Ênfase nas Trincas a Frio (Autores: Aldo Santos Pereira, Augusto J. A. Buschinelli , Carlos E. Niño)
  10. Otimização da Geometria dos Cordões de Solda de Ligas a Base de Níquel 625 para Aplicação de Revestimentos pelo Processo MIG/MAG Pulsado (Autores: Norton Zanette Kejelin, Aldo Santos Pereira, Augusto José de Almeida Buschinelli)