Labsolda presta serviço de análise por Espectrometria de Emissão Ótica (OES) para empresa do setor tecnológico de eletrônicos e telecomunicações

servico oes 2021 00

O serviço de análise química foi prestado para a empresa Intelbras, na sede da fábrica em São José - SC. O serviço foi executado no dia 23 de setembro pela engenheira de materiais e responsável técnica pelo equipamento, Júlia Dornelles com o auxílio do soldador Cleber Guedes.

A empresa solicitou o serviço de análise química em alguns insertos de moldes utilizados no processo de injeção de polímeros. A composição do material do inserto é um fator determinante para a qualidade e durabilidade dos moldes. Assim, o objetivo era conferir se a composição química destes insertos estava dentro do especificado em projeto.

A análise foi acompanhada por profissionais da empresa, Leticia Machado, engenheira de materiais e pelo especialista em mecânica Albert Mylla. A opção de realizar os testes na própria fábrica foi possível pois o Labsolda dispõe de todos os equipamentos e consumíveis necessários para a realização do ensaio em campo. O equipamento de Espectrometria de Emissão Ótica (OES) é móvel e permite a análise de peças de difícil transporte ou que não podem ser retiradas do local de trabalho. Neste caso, as peças eram grandes e com cerca de 15kg cada.

A espectrometria de emissão óptica (OES) é uma técnica que permite identificar e quantificar uma ampla faixa de elementos químicos, incluindo o carbono, permitindo uma análise completa dos metais. Esta técnica é muito utilizada na identificação de ligas de aço, níquel, cobre, alumínio, cobalto e titânio e o resultado sai na hora. Para a realização da análise basta que a amostra tenha uma área plana com cerca de 1cm², podendo ser realizada em tubos, arames e peças pequenas.

Para solicitar um orçamento do serviço de análise por Espectrometria de Emissão Ótica (OES) favor entrar em contato pelo telefone (48) 3721-9471 ou pelo formulário disponível no site do Labsolda (https://labsolda.ufsc.br/servicos/892-analise-de-composicao-quimica-e-identificacao-de-materiais).