Trabalho de membros do LABSOLDA recebe prêmio de melhor artigo no 11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação ABCM – COBEF 2021

2021 Award COBEF Victor Lemos 00

O prêmio de melhor artigo apresentado no 11º COBEF foi concedido ao aluno do curso de Engenharia Mecânica (EMC/UFSC) Victor Igor Berbare Lemos, referente ao trabalho científico desenvolvido no LABSOLDA “CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA SOLDAGEM PLASMA COM ALIMENTAÇÃO DINÂMICA DE ARAME” que teve a participação do professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, do doutorando Alisson Fernandes da Rosa (POSMEC) e dos graduandos Victor Igor Berbare Lemos (Eng. Mecânica) e Felipe Batista (Eng. de Materiais).

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF) é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O COBEF é um congresso bienal e em 2021, ocorreu entre os dias 24 a 26 de maio. Tradicionalmente, são apresentados trabalhos que abrangem diversos temas pertinentes aos processos de fabricação mecânica e suas áreas afins. Desde sua primeira edição realizada em Curitiba, em 2001, o COBEF se consagrou como o evento mais importante da Engenharia de Fabricação no Brasil, tendo suas edições posteriores sido realizadas a cada dois anos em diferentes localidades do país: Uberlândia (2003), Joinville (2005), Águas de São Pedro (2007), Belo Horizonte (2009), Caxias do Sul (2011), Itatiaia (2013), Salvador (2015), Joinville (2017) e São Carlos (2019). O COBEF tem contado com a participação de vários pesquisadores oriundos de universidades e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, bem como de profissionais da indústria nacional. Entretanto, devido à pandemia provocada pelo vírus Sar-CoV-2, a 11ª edição do COBEF foi realizada, pela primeira vez, de forma totalmente remota, por meio de sessões virtuais.

Nessa edição foram premiados três trabalhos como sendo os melhores artigos científicos apresentados durante o evento. Além do trabalho produzido no LABSOLDA/UFSC foram premidos os trabalhos produzidos no IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) e no SEM/USP (Departamento de Engenharia Mecânica da USP). A lista tríplice dos premiados foi divulgada nos sites da ABCM e do COBEF 2021, em ordem alfabética.

“Parabéns aos autores pela dedicação e qualidade do trabalho. Desejamos muito sucesso nas pesquisas, são artigos como o estes que fazem a diferença na ciência!” Comitê organizador do COBEF

CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA SOLDAGEM PLASMA COM ALIMENTAÇÃO DINÂMICA DE ARAME
Alisson Fernandes da Rosa