Membros do LABSOLDA ministraram palestra e minicurso no 1º WORKSHOP DE SIMULAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE MATERIAIS (WSMat)

I WSMat 2021 00

Promovido nos dias 29 e 30 de julho de 2021 de forma 100% virtual (on-line) e acesso gratuito. O I WSMat teve como tema central “As potencialidades da simulação computacional aplicada à ciência dos materiais”. O tema objetivou estimular a discussão sobre as formas de fomentar, fazer e socializar os conhecimentos de simulação numérica no âmbito das engenharias.

Realizado pelo Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN, do 1º Workshop de simulação aplicada à Engenharia de Materiais (I WSMat), via apoio institucional da Rede PDIMat, nasceu da necessidade da incorporação, da atualização e/ou do nivelamento do processo de formação dos estudantes das engenharias, em especial da Engenharia de Materiais, no que se refere ao conhecimento, a vivência e a expertise em simulação numérica. Adicionalmente, mostrar aos participantes que a simulação numérica pode auxiliar, como ferramenta ativa de aprendizado, na contextualização e na assimilação de problemas de engenharia de observação no mundo do trabalho.

Ao mesmo tempo, o evento apresentou, em parceira com renomadas empresas desenvolvedoras e/ou usuárias, os principais softwares de simulação em engenharia, suas aplicações, as demandas atuais e futuras, as necessidades de formação de mão de obra e os avanços e desafios esperados.

O evento contou com a colaboração de membros do LABSOLDA, na forma de minicurso realizado pelo Prof. Régis Henrique Gonçalves e Silva e de palestra com doutorando Kauê Correa Riffel.

Programa WSMat 21   palestra kaue
Palestra: Simulação numérica aplicada à pesquisa em soldagem (29/07/2021)
Na apresentação, Kauê Correa Riffel (Doutorando UFSC/Ohio State University) abordou a simulação numérica como ferramenta para avanços em pesquisa, com foco na área de soldagem. Também, foram apresentados exemplos de aplicação da simulação em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo apresentador no Brasil e nos EUA.

Programa WSMat 21   minicurso regis
Minicurso: Monitoramento avançado de processos de soldagem a arco voltaico (30/07/2021)
Durante o minicurso, o Prof. Regis Silva (LABSOLDA) abordou ferramentas e técnicas de monitoração, tratamento e análise de dados dedicadas aos processos de soldagem a arco voltaico, envolvendo dados elétricos, térmicos, dinâmicos/cinemáticos e de imagem (videografia de alta velocidade, Schlieren). Fez a conexão destas tecnologias com recentes técnicas de Modelamento e Simulação emergentes no cenário de P,D&I em Processos de Soldagem, como base para investigação científica e aprimoramento operacional. O conhecimento transferido no evento foi baseado em cases próprios e em resultados de centros de excelência internacionais.

Mais informações: http://www.redepdimat.org/wsmat2021