LABSOLDA amplia infraestrutura para filmagem sincronizada com duas câmeras de alta velocidade

20210517 treinamento camera photron

Membros do LABSOLDA participam de treinamento operacional com a nova câmera de alta velocidade – Fastcam Nova S9 da Photron. O evento ocorreu no LABSOLDA no dia 17/05/2021 e contou com a participação dos colaboradores Marcelo Pompermaier Okuyama, Ivan Olszanski Pigozzo e Alberto Bonamigo Viviani. O treinamento foi ministrado pelo Sr. Erick Reis, da empresa Lynx (representante da Photron), e abordou, desde os procedimentos básicos de instalação, configuração e integração dos equipamentos, até instruções avançadas com as principais funcionalidades dos programas Photron FASTCAM Viewer (PFV) e Photron FASTCAM Analysis (PFA). Além do treinamento com os novos equipamentos, foram realizados testes de integração para uso da nova câmera da Photron sincronizada com as aquisições de imagens e dados analógicos da câmera de alta velocidade Y4S2 da IDT.

O novo conjunto de equipamentos inclui:
1. Câmera Fastcam Nova S9 (Photron)

• Aquisição de até 9.000 fps na maior resolução 1024 x 1024 px
  • Aquisição de até 900.000 fps em resolução reduzida
  • 0.2 µs menor tempo de exposição
  • 16 GB de memória interna
  • Sensor CMOS com sensibilidade ISO 64.000

2. Sistema de aquisição de dados com 32 canais de entrada analógica (National Instruments)
3. Conjunto de lente, extensor e filtros óticos
4. Softwares para controle, aquisição e análise de dados visuais

Alguns exemplos de aplicações empregando as duas câmeras de alta velocidade nas pesquisas do laboratório:

• Filmagem 3D da transferência metálica nos diversos processos de soldagem;
  • Filmagem simultânea em diferentes ângulos de visão, ex. vista lateral e frontal ou lateral e superior;
  • Filmagem simultânea em diferentes enquadramentos das cenas, ex. visão geral e ampliada da região de interesse;
  • Filmagem simultânea em diferentes componentes do sistema de soldagem, ex. imagem do arame no rolete tracionador e na saída da tocha;
  • Filmagem simultânea com diferentes filtros óticos para análise de eventos e fenômenos físicos, ex. vaporização de determinados metais e influência dos gases de proteção na formação do arco elétrico.

A aquisição dos equipamentos ocorreu no escopo de um projeto de P,D&I desenvolvido no LABSOLDA em parceria com a PETROBRAS - Processos de Reparos Alternativos: Soldagem em operação de Abraçadeiras Aparafusadas e Bujão (Capote).