LABSOLDA realiza demonstrações de novo sistema de iluminação laser aplicado a filmagem em alta velocidade

Em setembro de 2014 o LABSOLDA adquiriu um sistema complementar de iluminação laser da empresa Cavitar. Esse sistema proporciona novas possibilidades técnicas de filmagem de fenômenos resultantes de efeitos físicos inerentes a processos de soldagem. Este é o caso de filmagens de arcos elétricos, pois estes emitem uma grande quantidade de radiação luminosa, o que normalmente satura as áreas de interesse impedindo a adequada visualização dos fenômenos que ali ocorrem.

Atualmente, em função da expertise adquirida em mais de 3 anos com estudos científicos e aplicações técnicas de filmagem em alta velocidade, o LABSOLDA possui domínio técnico e científico no uso de equipamentos para aquisição de imagens sincronizadas com dados elétricos provenientes de sensores / transdutores específicos, para valores como tensão, corrente, velocidade de deslocamento, trajetórias, etc., e interpretação dos mesmos.

Neste cenário, no dia 12 de novembro membros da equipe do LABSOLDA realizaram um serviço técnico com a aplicações do novo sistema de iluminação laser, para observação de arcos elétricos, em colaboração com a empresa WEG. Em ensaios realizados no LABSOLDA foram obtidos excelentes resultados com filmagens feitas com até 20.000 quadros por segundo (fps). No laboratório da WEG Automação, a aplicação da técnica permitiu a filmagem para visualização do arco elétrico e monitoramento sincronizado de dados de corrente e tensão em até 10.000 fps. Os estudos foram realizados sobre equipamentos de última geração produzidos pela empresa e destinados à aplicação em automação industrial. Além disso, foram testados novos produtos que estão em fase de desenvolvimento, proporcionando dados de grande relevância tecnológica e inéditos no setor industrial.