UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Orientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.
Coorientador: Eng. Raul Gohr Jr, Dr.

:: Dissertação Completa em PDF

O presente trabalho consiste no estudo e desenvolvimento do Processo de Soldagem MIG/MAG em Transferência Metálica por Curto-circuito com Controle de Corrente (CCC), dedicado à execução do passe de raiz da solda de dutos, na construção offshore de linhas dutoviárias petrolíferas. Atualmente, esta operação é realizada com o processo Eletrodo Revestido (ER), de características inferiores de produtividade. O processo aqui desenvolvido (CCC) provê uma operação semi-automática e sem escória, conferindo maior produtividade e, ao mesmo tempo, garantindo um passe de raiz com propriedades satisfatórias. Características técnicas e/ou econômicas inviabilizam, para o problema específico atacado, a aplicação das outras modalidades do MIG/MAG, quais sejam: pulsada, escoamento goticular axial (spray) e curto-circuito convencional. Dada a significativa influência da soldagem sobre o cronograma e, então, sobre o elevado custo das obras, justifica-se o estudo e desenvolvimento desta tecnologia, no intuito de disponibilizá-la às empresas nacionais a baixo custo, incrementando sua competitividade num setor globalizado, como é o do Petróleo. Experiências de laboratório e de campo, estas, conduzidas em uma Balsa de Lançamento de Dutos (BGL-1) a serviço da PETROBRAS, confirmaram a superioridade do MIG/MAG em relação ao ER, em termos de produtividade, na solda de dutos. Também se reportou a rápida adaptação dos soldadores ao MIG/MAG. Todavia, as soldas de raiz com o MIG/MAG convencional não resultaram satisfatórias, fato que reforçou o interesse do LABSOLDA no CCC. Frente a promissores resultados preliminarmente alcançados e relevância reportada pela indústria, decidiu-se pela continuidade do tema em um projeto de Mestrado. O sistema desenvolvido, uma variante do MIG/MAG, obtém as vantagens da transferência metálica por curto-circuito e evita seus inconvenientes (sobretudo com alto CO2 no gás de proteção), viabilizando seu uso no passe de raiz em dutos. Isso se consegue através do controle da corrente, imposta em uma forma de onda otimizada, proporcionando estabilidade ao processo de soldagem e à poça de fusão. Como resultado, geraram-se potentes ferramentas de avaliação de estabilidade, dedicadas ao CCC. Aplicando-as, se determinou uma forma de onda, com os tempos de suas fases e respectivos valores de corrente, adequada para o passe em questão, produzindo soldas em conformidade com as normas incidentes e com produtividade superior ao ER. Notou-se, também, o pouco tempo de treinamento necessário ao soldador.

Palavras-chave: Soldagem MIG/MAG; Trasferência Metálica por Curto-circuito Controlado; Passe de Raiz.

REFERÊNCIA:

SILVA, R. H. G. Soldagem MIG/MAG em Transferência Metálica por Curto-Circuito Controlado Aplicada ao Passe de Raiz. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.