UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Orientador: Prof. Augusto José de Almeida Buschinelli, Dr.-Ing
Coorientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.

:: Dissertação Completa em PDF

RESUMO

Neste trabalho, descreve-se o estudo dos processos de soldagem MAG pulsado e MAG pulsado térmico na aplicação em soldas para revestimento interno tipo “lining” de aço inoxidável ASTM A 240 TP 317L nas torres de processamento de óleo pesado de elevada acidez naftênica. A grande dimensão das torres e o requisito de rapidez na manutenção demandam por um processo de soldagem que proporcione elevada produtividade, ao mesmo tempo em que garanta requisitos mínimos de qualidade. O processo de soldagem atualmente empregado é o MAG com arame tubular E309MoL, metal de adição mais caro relativamente ao arame maciço. Além disso, como essa variante MAG opera com elevadas correntes médias, torna-se difícil soldar as chapas de aço inox, que são de baixa espessura (3 mm), sem que o espaçamento entre as chapas seja relativamente grande (10 mm), o que exige 05 passes de solda para preencher a junta soldada e manter o teor de Molibdênio >= 2,5 %, ou seja, devido a alta diluição do processo, são necessários dois passes para fixar o revestimento e os demais para assegurar o teor de Molibdênio dentro da faixa especificada. No presente trabalho aproveitou-se as vantagens do processo MAG pulsado e MAG pulsado térmico, para soldar com o arame maciço ER309MoL. Verificou-se que a redução das correntes médias torna possível soldar chapas de menor espessura, com controle da diluição. Isso permite diminuir o espaçamento entre as chapas, elevar a produtividade e diminuir os custos de manutenção, uma vez que se torna necessário apenas um passe de solda para preencher o cordão. Neste estudo foram utilizados dois tipos de gás de proteção e 03 valores de stickout diferentes. Obteve-se resultados interessantes quanto ao acabamento do cordão, penetração, etc. A principal conclusão é de que é viável substituir o processo de soldagem MAG com arame tubular pelo MAG pulsado com arame maciço. O processo MAG pulsado térmico apresentou problemas de falta de penetração para esses parâmetros de soldagem. Com o processo MAG pulsado obteve-se um aumento acentuado na produtividade e uma redução substancial nos custos de manutenção.

Palavras-chave: Processos de Fabricação, Seleção Econômica, Indústria Metal-Mecânica.

REFERÊNCIA:

ABDALLA, F. E. S. Aplicação das Variantes MAG Pulsado e MAG Pulsado Térmico com Arame Maciço em Soldas de Revestimento do Tipo “Lining”. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.