UFSC, ANP - Agência Nacional de Petróleo e Gás
Orientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.

:: Dissertação Completa em PDF

Uma forma mais simples para promover a soldagem de tubos por fusão consiste em rotacionar os mesmos em torno de seu eixo na posição horizontal, enquanto que a pistola de soldagem, ou o eletrodo, permanecem estacionários. Esta configuração permite elevadas velocidades de soldagem, produzindo soldas de boa qualidade e produtividade,  principalmente  porque  os  efeitos  da  gravidade  atuam  de  forma favorável  ao  processo.  Entretanto,  na  grande  maioria  dos  casos,  os  tubos  não podem  ser  rotacionados,  sendo  necessário  que  o  soldador  desloque  a  pistola  de soldagem em  torno dos mesmos. Além disso, as posições dos  tubos  são as mais variadas  espacialmente.  Isto  torna  a  operação  complexa,  o  que,  além  de  exigir habilidade  do  soldador,  não  pode  ser  realizada  em  uma  única  etapa,  tampouco conduzida em um ambiente onde o espaço disponível é  restrito. Para  resolver esta questão  são  utilizados  equipamentos  denominados  de  sistemas  de  soldagem orbitais, que  rotacionam a  tocha de soldagem ou o eletrodo em  torno dos  tubos a serem soldados. Contudo, o Brasil ainda não detém a  tecnologia de  fabricação de equipamentos  desta  natureza  e  tampouco  existem  metodologias  e  banco  de informações referentes à procedimentos de soldagem para estas aplicações. Assim, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento cientifico e tecnológico do país, foi desenvolvido este  trabalho que abrange as duas deficiências citadas. Com  relação ao  desenvolvimento  do  equipamento  foi  construída  toda  a  unidade  de  controle, hardware e software para o consubstanciamento do sistema a partir de um cabeçote orbital  de  câmara  fechada,  fruto  de  trabalhos  anteriores,  e  de  uma  fonte  de soldagem desenvolvida no próprio LABSOLDA. A parte  relativa aos procedimentos de  soldagem  conta  com  o  desenvolvimento  de  uma  metodologia  para  a determinação  dos  parâmetros  na  soldagem  TIG  pulsada.  Esta  metodologia  é fundamentada  em  aspectos  dimensionais  do  cordão  de  solda  desejado  e  no equacionamento  da  velocidade  de  soldagem.  Seu  desenvolvimento  se  deu  numa bancada  especialmente  elaborada  para  este  trabalho.  Por  fim,  empregando  o equipamento  e  a metodologia  desenvolvida,  foram  realizadas  soldas  de  união  de tubos  de  76,2  mm  de  diâmetro  e  1,2  mm  de  espessura  de  parede,  no  qual  os resultados se mostraram satisfatórios.

Palavras chave: União de tubos, TIG pulsado, Soldagem orbital.

ABSTRACT

A  simpler  form  to  perform  fusion welding  of  tubes  consists  in  rotating  the  tube around  his  axis  in  the  horizontal  position, while  the welding  torch,  or  the electrode stays stationary. This configuration allows high welding speeds, producing welds of good  quality  and  productivity,  mainly  because  the  effects  of  the  gravity  act  in  a favorable  way  over  the  process.  However,  in  most  cases,  the  tubes  cannot  be rotated,  rising  the  necessity  for  the  welder  to move  the  welding  torch  around  the pieces. Besides, the reached welding positions are systematically varied. This makes the  operation  complex,  and,  besides  demanding  welder's  ability,  it  can  not  be accomplished  in  a  single  stage,  neither  be  driven  in  an  atmosphere  where  the available space  is  restricted.  In order  to solve  this problem orbital welding systems they are used, which rotate the welding torch or the electrode around the tubes to be joined. However, Brazil does not yet hold the production technology of equipments of this  nature,  neither  methodologies  and  information  banks  regarding  welding procedures  for  these  applications. Therefore, with  the  intention  of  contributing with the scientific and technological development of the country, this work was developed in order to overcome the two mentioned deficiencies. Regarding the development of the equipment the whole control unit (hardware and software) was developed, as well as  the  system  integration,  consisting  of  a  closed  orbital  head,  result  of  previous works, and a welding source. The development of welding procedures is guided by a methodology  for  the  determination  of  parameters  for  pulsed  TIG  welding.  This methodology  is  based  on  desired  dimensional  aspects  of  the  weld  and  on  the equation  of  the  welding  speed.  Its  development  was  carried  out  in  a  workbench especially assembled  for  this work. Finally, using  the equipment and  the developed methodology, union welds of  tubes of 76,2 mm diameter and 1,2 mm wall  thickness were accomplished, which presented satisfactory results

KeyWords: Orbital system, Pulsed TIG, Orbital welding.

REFERÊNCIA:

CUNHA, T. V.  Desenvolvimento de Equipamento e de Metodologia de Parametrização para a Soldagem Orbital TIG. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.