Influência dos Parâmetros de Pulsação e do Sentido de Soldagem Sobre o Acabamento Superficial do Cordão na Soldagem MIG do Alumínio


:: Artigo completo em PDF 

 

RESUMO

 A soldagem MIG pulsada do alumínio proporciona maior uniformidade na enetração, um bom acabamento, porém implica em complexidade para estabelecer os arâmetros e variáveis adequadas à soldagem, isto devido à diversidade de variáveis nterrelacionadas: corrente de pulso, tempo de pulso, corrente de base, tempo de base e elocidade do arame. Este trabalho tem por objetivo identificar a influência dos parâmetros e pulsação para diferentes níveis de corrente de pulso e do sentido de soldagem, no cabamento superficial do cordão de solda, considerando a soldagem do alumínio 1200 H14, om arame ER 4043 de 1,2 mm de diâmetro e gás de proteção Argônio. Foram conduzidos xperimentos nos quais foi fixada a corrente média, a velocidade do arame, o tamanho alculado da gota e a vazão de gás. A tensão e a corrente foram monitoradas permitindo dentificação das condições de provável destacamento de gota. Os cordões produzidos com orrentes de pulso entre 160 e 200 A , resultaram em um bom acabamento, tanto puxando, omo empurrando. Correntes de pulso acima de 220 A resultaram, para o conjunto de arâmetros e variáveis ensaiados, em pior acabamento, com ocorrência de respingos e uligem, sendo mais acentuado o problema no sentido puxando a tocha.

Palavras-chave: MIG pulsado, MIG alumínio, corrente de pulso

Referência:

SANTOS, T. F. . Influência dos Parâmetros de Pulsação e do Sentido de Soldagem Sobre o Acabamento Superficial do Cordão na Soldagem MIG do Alumínio. In: 1º COBEF Congresso brasileiro de engenharia de fabricação, 2001, Curitiba. Anais do 1º COBEF. Rio de Janeiro : ABCM, 2001.