Apresentação de Trabalho de Mestrado - Vitor Igor da Cunha Silva

20220718 convite defesa disse victor

Desenvolvimento de Procedimentos de Alta Performance para Revestimento Usando o Processo MIG/MAG com Arames Tubulares
Autor: Vitor Igor da Cunha Silva

Orientador: Prof. Mateus Barancelli Schwedersky, Dr.
Data: 18/07/2022, 08h30min

Resumo:
O processo MIG/MAG é amplamente utilizado na indústria para soldagem de união, para operações de revestimento e deposição de material metálico para recuperar a espessura perdida devido ao desgaste. Apesar desse processo estar presente no meio industrial há algumas décadas, ainda existem muitos exemplos de aplicações que podem ter a produtividade melhorada caso o processo seja empregado usando técnicas avançadas de mecanização. É de grande importância a escolha por procedimentos mais robustos que atendam à crescente demanda tanto da qualidade, produtividade e diminuição de custos desejada pelo setor industrial. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal o estudo da técnica de tecimento com oscilação em frequência elevada, determinada com valores acima com 1,5 Hz ou mais, visando possibilitar a deposição de material metálico com alta performance usando o processo MIG/MAG com arames tubulares de ligas especiais para operações de revestimento e reparo de turbinas hidráulicas. Os resultados mostraram que a etapa de parametrização do processo para cada arame é uma tarefa complexa devido ao grande número de possibilidades de combinação de diferentes ajustes do processo de soldagem e também do padrão de movimentação oscilatório. Foi possível desenvolver condições operacionais que possibilitaram obter cordões e camadas de revestimentos de alta performance, os quais possuem menor altura, baixa penetração e boa planicidade. Apesar disso, foi percebido que a diferença de espessura do material de base influencia na temperatura da poça de fusão, e caso ocorra aquecimento excessivo da peça, o processo fica susceptível ao escorrimento e geração de descontinuidades. Testes comparativos entre processos tradicionais e os de alta performance com arames tubulares também foram realizados, os resultados mostraram possibilidade de obtenção de considerável diminuição na quantidade de material depositado em cada camada, gerando diminuição de custos, menor penetração e melhor regularidade, indicando que a tecnologia de oscilação em alta frequência é promissora para utilização no reparo por revestimento de turbinas hidráulicas.