Membros do LABSOLDA participam de treinamento operacional com fonte de soldagem Tucker THW1500 para processo Stud Welding por arco retraído

treinamento fonte tucker 00

Membros do LABSOLDA participam de treinamento operacional com a nova fonte de soldagem Tucker THW1500, do processo Stud Welding por arco retraído. O evento ocorreu no LABSOLDA no dia 01/06/2022 e contou com a participação dos colaboradores Álisson Fernandes da Rosa, Tiago Marchione, Leonardo Matos e Lucas Maraschin. O treinamento foi ministrado pelo Sr. Bruno Oliveira, da empresa Stanley – Engineered Fastening, e abordou, desde os procedimentos básicos de instalação, configuração e operação do equipamento em soldagem de pinos.

Além do treinamento com a nova fonte de soldagem e pistola, foram realizados testes de integração da fonte Tucker com demais equipamentos de monitoração de processos de soldagem como o sistema de aquisição portátil de sinais elétricos (IMC-SAP.v4) para verificação dos formatos de onda e potência entregue pela nova fonte de soldagem. O conjunto fonte/pistola é capaz de controlar e realizar o movimento preciso de recuo do pino de aço carbono, aço inoxidável e alumínio de 3 a 12 mm de diâmetro, por meio de um sistema motorizado linear acoplado à pistola de soldagem, com a capacidade de corrente de até 1500 A e alimentação monofásica 220 V.

A aquisição do equipamento ocorreu no escopo de um projeto de P,D&I desenvolvido no LABSOLDA em parceria com a PETROBRAS - Processo "Stud Welding" para fixação de componentes na área naval – e será utilizado nas atividades de pesquisa, desenvolvimento de procedimentos e aprimoramentos operacionais do processo Stud Welding por arco retraído visando o melhoramento das operações em campo.