Treinamento para aplicações metalográficas com microscópio AxioLab 5 da fabricante Zeiss

20210310 treinamento microscopio

O LABSOLDA adquiriu um microscópio AxioLab 5 da fabricante Alemã Zeiss, líder mundial em tecnologia nas indústrias óptica e opto-eletrônica. O modelo AxioLab 5 é indicado para aplicações metalográficas. Com uma ampliação de até 1000x, o modelo permite a análise microestrutural dos materiais, como determinação do tamanho de grão, estrutura, distribuição e as fases presentes. Além disso, é possível analisar falhas do material como corrosão, deformação por fluência, trincas e fraturas. O Microscópio é equipado com uma câmera que possibilita a captura de imagens de alta qualidade para análises e medições via software.

A instalação e o treinamento do microscópio foram realizados no dia 10 de março pelo técnico Eduardo Zielinki, da Carl Zeiss do Brasil. Devido a pandemia, o treinamento foi ministrado apenas para duas pessoas, Julia Dornelles e Ivan Olszanski Pigozzo.
Inicialmente, o técnico montou o equipamento, instalando as lentes objetivas e oculares e passou instruções de uso do microscópio. Em seguida ele realizou a instalação do software ZEN CORE 3.1. O software foi configurado especificamente para atender as aplicações do laboratório. Por fim, o técnico ministrou o treinamento de uso de todas as funções do software, como captura de imagem, ajustes de iluminação, composição de imagens, e as ferramentas de medição e escalas.

Segundo a pesquisadora Júlia Dornelles “de maneira geral, o microscópio traz ao laboratório a possibilidade ampliarmos nosso campo de estudos e de nos aprofundarmos na pesquisa da metalurgia da soldagem, da microestrutura resultante de cada processo de soldagem para diferentes tipos de materiais, seja em uma solda de união, revestimento ou manufatura aditiva”.

O Microscópio Óptico foi adquirido com recursos para ampliação de infraestrutura do laboratório previstos no projeto “Processos de reparos alternativos: soldagem em operação de abraçadeiras aparafusadas e bujão (capote)', financiado pela Petrobras.