LABSOLDA empreende ações de combate à Covid-19

20200914 combate a covid19

Como a soldagem e mecatrônica, afinal, podem contribuir no combate à pandemia de Covid-19? É uma pergunta natural, visto que a atuação do LABSOLDA insere-se no campo tecnológico-industrial e de engenharia das ciências. Não obstante, métodos e tecnologias avançados aplicados para monitoração, análise e desenvolvimento para P&D de processos de soldagem e sua automação também podem suportar ações de avaliação de EPIs, projeto de equipamentos e monitoração de pacientes no âmbito da saúde.

 

 Buscando contribuir para combater o avanço da pandemia, o LABSOLDA tem oferecido a agentes da saúde sua infraestrutura e expertise no campo da termografia (triagem térmica de pacientes febris), eletrônica (produção de protótipos de placas eletrônicas para respiradores) e videografia (filmagem técnica de alta velocidade e termografia) para análise de desempenho de máscaras.

Na primeira ação de combate à pandemia, membros do LABSOLDA forneceram treinamento a profissionais do Hospital Universitário no dia 26/03 no próprio laboratório. O laboratório colaborou com agentes de saúde na tecnologia de filmagem térmica, para triagem térmica rápida de pessoas com suspeita de infecção por Covid-19. Também colocou à disposição uma câmera termográfica ao HU.  

filmagem térmica para triagem rápida de pessoas
Tecnologia de filmagem térmica para triagem rápida de pessoas com suspeita de infecção por Covid-19

 

A segunda iniciativa para combater a infecção pelo novo corona vírus foi a testagem de diversos modelos de máscaras caseiras empregando os equipamentos especiais para filmagem do LABSOLDA. Dessa forma, pesquisadores do laboratório contribuíram para tornar ainda mais precisas as recomendações sobre as máscaras caseiras formuladas por um grupo do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O trabalho foi feito em parceria com o Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, responsáveis pelo estudo que resultou no guia para produção das máscaras. Além disso, foram testados modelos de mascaras que seriam produzidas por fábricas do setor têxtil de Santa Catarina para doação à entidades públicas.

Tecido 1 camada - Testes preliminares


Tecido 2 camadas - Testes preliminares

Utilização da filmagem técnica para testagem de materiais empregados na produção de máscaras caseiras.

 

Na terceira iniciativa, a divisão de eletrônica/mecatrônica do LABSOLDA, com sua infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento de sistemas eletrônicos, contribuiu com a equipe do Prof. Saulo Güths para produção de protótipos de placas eletrônicas para o respirador artificial baseado em injetores.

Ventilador pulmonar criado na UFSC - Foto Divulgação UFSC
Ventilador pulmonar criado na UFSC - Foto Divulgação UFSC