Apresentação de Trabalho de Mestrado - Daniel Cristiano Ferrari

20191213 convite defesa disse Daniel

Estudo e Desenvolvimento do Processo TIG com Movimentação Oscilatória Longitudinal da Tocha (Switch Back) em Elevada Dinâmica para Aumento da Produtividade
Autor: Daniel Cristiano Ferrari
Data: 13/12/2019, 09h00min
Local: Auditório do POLO CTC/UFSC - Bloco A (2° Andar) Campus Trindade, Florianópolis/SC
Orientador: Prof. Régis H.Gonçalves e Silva, Dr.Eng.
Coorientadores: Prof. Mateus B. Schwedersky Dr. Eng.; Prof. Jair Carlos Dutra Dr. Eng.

Resumo
Em linhas gerais, este trabalho explora a produtividade do processo TIG autógeno (sem adição de material) associado à movimentação switch back em elevada dinâmica, na tentativa de tornar-se uma alternativa competitiva quando comparada ao processo MIG/MAG, nas aplicações industriais de alta produtividade, enfatizando também, a redução de matéria-prima, de forma limpa e sustentável, com menor impacto ao meio ambiente e saúde dos colaboradores. Estas características tornam-se estratégias indissociáveis para o desenvolvimento sustentável e aumento da produtividade industrial frente à concorrência mercadológica. Não obstante, esta variante de oscilação da tocha, ainda não obteve um nível de desenvolvimento a ponto de ser utilizada largamente na indústria e também não apresenta uma quantidade de trabalhos expressiva na literatura, fazendo crescer a motivação para a realização deste trabalho. Os aspectos relativos aos defeitos de soldagem, como: descontinuidade do cordão, falta de fusão, formação de humping, bem como, a influência dos gases de proteção na qualidade da solda e os demais parâmetros geométricos da tocha e do eletrodo, por influírem na pressão do arco e na geometria da poça de fusão, foram cuidadosamente avaliados para possibilitar uma solução eficiente da nova aplicação. Como objetivo geral este trabalho propõem-se a construir as bases científicas e tecnológicas para o desenvolvimento da técnica switch back aplicada ao processo TIG autógeno em elevada dinâmica, a fim de obter maior produtividade e repetibilidade que os processos concorrentes. Os procedimentos propostos para a aplicação da técnica switch back enfatizaram o aumento da produtividade pela estabilidade e repetibilidade do processo, atreladas a uma maior velocidade de soldagem quando comparado ao modo convencional. A técnica switch back mostrou-se apropriada na aplicação de chapas finas de espessura 3 e 2 mm em juntas de aresta e de topo obtendo regularidade do cordão e penetração adequadas. O ganho de produtividade foi de 33% e 50% na velocidade soldagem quando aplicado o switch back nos corpos de prova em junta formato aresta e de topo, respectivamente. Já com relação ao incremento de produtividade para as juntas de aresta, não houve ganho com a aplicação switch back em juntas sem gap, porém em juntas com gap de 1 mm o ganho foi expressivo de 33% em relação ao TIG convencional.
Palavras – chave: tecimento longitudinal, TIG de alta produtividade, TIG automatizado, TIG mecanizado.