Apresentação de Trabalho de Mestrado - Alisson Fernandes da Rosa

20191028 convite defesa Alisson

Estudo do Processo TIG com Estratégias Inovadoras de Inserção de Arame para Melhoria de Desempenho em Soldagem Orbital
Autor: Alisson Fernandes da Rosa

Data: 28/10/2019 - 14:00 h
Local: Auditório da Mecânica - Bloco A - EMC/CTC/UFSC - Campus Universitário Trindade, Florianópolis/SC

Orientador: Prof. Mateus Barancelli Schwedersky, Dr. Eng.
Coorientador: Prof. Régis H.Gonçalves e Silva, Dr. Eng.

Resumo:

Umas das tecnologias do processo TIG que apresenta potencial para aumento de produtividade na soldagem orbital é a tecnologia TIG com alimentação tangencial, podendo ser encontrada com o nome comercial TopTIG. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral estudar de modo qualitativo o desempenho da versão do processo TIG com alimentação tangencial e sua aplicação em relação à soldagem mecanizada de união de dutos. Esta tecnologia, viabilizada por um bocal especial, é caracterizada principalmente por permitir a inserção de arame em uma região mais próxima ao eletrodo de tungstênio e de forma paralela ao ângulo de afiação. Desta forma, desenvolveu-se procedimentos de soldagem TIG orbital em tubos de aço inoxidável 304L, no que se refere a soldagem do passe de raiz e preenchimento de chanfros com diferentes equipamentos de soldagem com alimentação tangencial. Além disso, foram realizadas atividades de avaliação e adequações tecnológicas de um robô antropomórfico aplicado a soldagem orbital, como controle do comprimento do arco, bem como, o desenvolvimento de um bocal especial com alimentação tangencial de arame. Os resultados os quais apresentam maior robustez e repetibilidade na soldagem TIG orbital, estão relacionados à corrente pulsada no passe de raiz e corrente constante nos passes de preenchimento. Entretanto, a operação com o sistema TIG mecanizado demonstrou que, para se atingir resultados satisfatórios, é fundamental que a junta a ser soldada, de modo geral, apresente variações muito pequenas sobretudo em relação a aberturas e espessura do nariz. O processo apresentou sensibilidade elevada à tais imperfeições. Além disso, embora tenha sido alcançado resultados satisfatórios, a operação do processo TIG orbital, apresentou uma grande complexidade na sua parametrização e execução, principalmente quando o processo é operado com corrente e velocidades de soldagem elevadas. Apesar disso, no presente trabalho estabeleceu-se infraestrutura, integração de sistemas e equipamentos capazes de ampliar a gama de investigações e aplicações do processo TIG orbital com alimentação tangencial de arame.