LABSOLDA promove palestra sobre Análise de Falhas de Juntas Soldadas

O evento foi realizado no dia 27 de junho no Auditório do POLO - Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC em Florianópolis e teve como palestrante convidado o Eng. PhD Alexandre Meirelles Pope.
Nesta ocasião, estiveram presentes professores e alunos da UFSC, assim como, pesquisadores e profissionais da área de soldagem. Durante a palestra foram abordados dois casos curiosos e ilustrativos que ocorreram ainda na fase de fabricação.

Soldas geralmente são pontos de um equipamento ou estrutura que requerem atenção especial. No passado eram, claramente, as regiões de pior qualidade. Hoje, dado aos conhecimentos adquiridos e traduzidos em normas e procedimentos de fabricação e inspeção, os desempenhos das juntas soldadas têm sido bastante satisfatórios.

Apesar de toda essa atenção, falhas em uniões soldadas continuam a ocorrer. Algumas poucas, realmente, por falta de um conhecimento adequado. Outras devido a causas mais comuns como, por exemplo, a pressa e a improvisação. Pequenos desvios de composição química ou de procedimento podem levar a falhas inesperadas.

"Ao final resta sempre a pergunta: O que pode ser feito para se prevenir falhas?"

Palestrante: ALEXANDRE MEIRELLES POPE

Engenheiro Metalúrgico formado pela PUC-Rio em 1974. MSc. em Metalurgia pela COPPE/UFRJ em 1978 e PhD pela Colorado School of Mines em 1995.
Foi engenheiro de equipamentos na Petrobras, lotado no CENPES, de fevereiro de 1981 a julho de 2007, onde atuou em projetos de pesquisas, assistência técnica e análises de falhas nas áreas de materiais, soldagem e mecânica da fratura. Foi professor na UFRJ (1978-1980) e engenheiro da Nuclebras (1975-77).