Mini-Curso de "Soldagem de alta produtividade com o processo MIG/MAG"

Labsolda promoveu o mini-curso "Soldagem de alta produtividade com o processo MIG/MAG" na semana do 3ª Sepex.

Aumentar a produtividade e com qualidade aceitável é o desafio constante das empresas e profissionais para se tornarem ou se manterem competitivos. No campo da soldagem, particularmente nos processos que se baseiam na fusão, os desafios são extremos, em virtude da complexidade do micro ambiente aonde as peças vão se fundindo para formar a junção. Deste micro ambiente, a região vital é a poça de fusão, que por ser um líquido, torna o processo pouco flexível na seleção de variáveis e parâmetros, revelando-se, por vezes, temperamental. Em freqüentes situações, o equilíbrio é extremamente instável, ora situando-se do lado de uma fusão insuficiente, ora do lado de um escorrimento metálico, quando a soldagem é fora de posição. Em razão de questões como esta, a inventiva de possibilidades de novos métodos e procedimentos de soldagem cresce intensamente. Assim, o LABSOLDA enfrenta este desafio e encara o uso de até três arames para melhorar os procedimentos de soldagem.

Os alunos integrantes do mini-curso conheceram também o projeto que está sendo desenvolvido na área de recobrimento metálico utilizando pós, empregando-se o arco transferido para fazer assemelhar o depósito a uma típica operação de soldagem. O projeto favorece a tecnologia nacional pela concepção de equipamentos totalmente desenvolvidos no Labsolda. Os alunos conheceram também na prática o processo de soldagem MIG/MAG com 3 arames.