EMC 5227 (optativa) - Automação de Processos de Soldagem

Curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial

Área(s) de Concentração: N° de Créditos:  Semestre (s): 1° e 2°
Carga Horária: 3 horas-aula/semana Teórica:   Prática:

Objetivos

Prover aos alunos conhecimento sobre processos clássicos de soldagem e suas modernas versões, advindas de implementações eletromecânicas (incluindo software) e sobre tecnologias e métodos de monitoração e controle para sistemas mecanizados (automatizados) de soldagem, envolvendo não apenas correção online de trajetória, mas também adaptação autônoma de parâmetros às condições da solda. Apresentar aos alunos aplicações industriais destes sistemas, equipamentos, dispositivos, envolvendo, além das máquinas de soldagem, instrumentos de monitoração e sensores. Visa-se também apresentação de técnicas avançadas de inspeção / monitoração (ultrassom phased array, radiografia e vídeo-termografia, filmagem em alta velocidade) de parâmetros de soldagem, dos equipamentos e de movimento. Faz parte do objetivo atuação prática nas citadas tecnologias, para enriquecer e consolidar o conteúdo teórico.

Ementa

Fundamentos dos processos de soldagem e suas variantes modernas, com ênfase em processos a arco elétrico: revisão dos processos de soldagem clássicos; inovações construtivas e eletrônicas e eletromecânicas dos processos; aplicações dos processos modernos e suas limitações; processos híbridos.
Sistemas de mecanização / automação da soldagem e monitoração: fontes de soldagem e acessórios para alimentação de material, panorama geral sobre sistemas de automação da soldagem, programação e funcionalidades especiais de manipuladores para soldagem, integração/ sincronização fonte de energia e manipuladores, aplicações e limitações de diferentes manipuladores e robôs para soldagem, sistemas sensoriados para soldagem adaptativa.
Técnicas de monitoração / inspeção da solda, do sistema de soldagem e do movimento: ultrassom, radiografia, e vídeo-termografia, sensor tátil e filmagem de alta velocidade

Programa

Aula de apresentação: visão geral da disciplina, objetivos da disciplina, conteúdo a ser ministrado,
Revisão dos processos de soldagem a arco clássicos - 1 - MIG/MAG
Revisão dos processos de soldagem a arco clássicos - 2 - TIG e Plasma
Variantes modernas do processo MIG/MAG
Sistemas para Soldagem MIG/MAG
Variantes modernas do processo TIG e Plasma (PTA-P)
Sistemas para a Soldagem TIG
Processos Híbridos
Monitoração de Processos de Soldagem
Tipos de sistemas de automação da soldagem (robôs, manipuladores, cabeçotes orbitais)
Programação, funções básicas e funções especiais de sistemas de automação da soldagem
Sistemas sensoriados para soldagem adaptativa (LASER, arco como sensor, sensores indutivos)
Técnicas de inspeção: ultrassom phased array, radiografia e vídeo-termografia, filmagem em alta velocidade, sensores táteis

1. Aulas expositivas e vídeos técnicos
  2. Atividades experimentais em bancadas / células de soldagem
  3. Confecção de relatórios das atividades práticas e a serem apresentados, discutidos e melhorados
  4. Seminários dos alunos

Forma de avaliação

• Testes Intermediários e Prova final
  • Trabalhos teóricos e relatórios das atividades práticas

Bibliografia básica

• Artigos técnico-científicos selecionados
  • Apresentações de aula
  • Apostila LABSOLDA
  • Manuais de equipamentos abordados
  • Machado, I. G.. Soldagem e Técnicas Conexas: Processos, 1ªed., editado pelo autor, 1996
  • Direne Filho, H. MIG/MAG CCC - Avanços na Tecnologia de Controle da Transferencia Metalica como Solução Industrial para o Passe de Raiz, Dissertação de Mestrado, UFSC - 127 f. 2014. 106 f.
  • Marques, C. Prospecções da Natureza Física da Soldagem MIG Automática de Ligas de Alumínio Dissertação de Mestrado, UFSC - 127 f. 2013. 101 f.
  • Dilthey, U. Schweisstechnische Fertigungsverfahren 1, 3ª ed., 2005
  • MARQUES, Paulo Villani; MODENESI, Paulo José; BRACARENSE, Alexandre Queiroz. Soldagem : fundamentos e tecnologia. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005. 362p.
  • SCOTTI, Américo; PONOMAREV, Vladimir. Soldagem MIG/MAG: melhor entendimento melhor desempenho. São Paulo: Artliber, 2008. 284 p. ISBN 9788588098428
  • GAREIS, Bernardo. A soldagem, simples como ela e. Recife: SACTES, 1994. 221p. (Manuais tecnicos, 9)
  • MARQUES, Paulo Villani. Tecnologia da soldagem. Belo Horizonte: ESAB, 1991. 352p.
  • QUITES, Almir Monteiro; DUTRA, Jair Carlos. Tecnologia da soldagem a arco voltaico. Florianópolis, SC: EDEME, 1979. 250p.
  • SILVA, R. H. G. Inovações em Equipamentos e em Parametrização no Processo de Revestimento por Plasma-Pó (PTA-P). 2010. 265 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
  • SILVA, R. H. G. E.; DUTRA, J. C.. Processo PTA-P – Uma Revisão da Literatura como Base para Inovações. Parte 1 de 2: Elementos Construtivos. Soldagem e Inspeção, v. 17, N°. 1 , Jan/Mar 2012.