:: Artigo completo em PDF

Resumo
O  processo  TIG,  em  configurações  tradicionais,  apresenta  problemas  quando  utilizado  de  maneira  autógena  com  elevadas  corrente e  velocidade  de  soldagem.  Nessa  condição,  normalmente  ocorrem  defeitos  no  cordão,  principalmente  descontinuidades  denominadas humping. Em estudo realizado no LABSOLDA, foram obtidas soldas de excelente qualidade com o processo TIG atingindo velocidades de 1,5 m/min. Este procedimento, utilizando na proteção misturas argônio–hidrogênio, possibilitou velocidade semelhante ao processo MIG/MAG  convencional,  com  a  vantagem  de  ser  realizada  sem  material  de  adição.  O  presente  trabalho  tem  o  objetivo  de  fornecer subsídios  para  uma  nova  análise  da  formação  dos  defeitos  na  soldagem  TIG  de  elevada  produtividade,  já  que  a  teoria  baseada  na pressão  do  arco  não  contempla  totalmente  o  que  tem  sido  observado  na  prática.  Foram  realizados  ensaios  com  diferentes  correntes utilizando argônio, hélio e misturas argônio–hidrogênio no gás de proteção. Os resultados mostram que para a mesma corrente média, à  medida  que  o  teor  de  H2  foi  aumentado,  ocorreram  também  gradativos  aumentos  da  área  fundida  e  eficiência  de  fusão.  Foi  possível mostrar  indícios  de  que  o  mecanismo  de  formação  de  defeitos  não  depende  somente  da  pressão  do  arco,  mas  sim  do  balanço  entre pressão do arco e quantidade de metal fundido, que é dependente da eficiência de fusão proporcionada pelo gás utilizado.

Palavras-chave:  Soldagem de elevada velocidade, GTAW, Humping , descontinuidades, Hidrogênio.

Abstract: Under usual configurations, the TIG process presents problems when used autogenously with high current and welding speed. In this condition defects in the weld bead usually occur, especially discontinuities called humping. In a study conducted at LABSOLDA, welds  with  excellent  quality  were  obtained  using  the  TIG  process  reaching  speeds  of  1.5  m/min.  Under  argon-hydrogen  shielding  gas mixtures welding speed similar to the conventional MIG/MAG process was allowed, with the advantage of being performed without filler material. The objective of this paper is to provide support for a new analysis of the defects formation in high productivity TIG welding, since the theory based on the arc pressure does not fully contemplate what has been being observed in practice. In this work, tests were performed with different current levels using argon, helium and argon-hydrogen mixtures as shielding gas. The results show that, for the same  average  current,  as  the  H2 content  was  increased,  there  were  also  gradual  increases  of  melted  area  and  melting  efficiency.  It  was possible  to  show  evidences  that  the  mechanism  of  defects  formation  depends  not  only  on  the  arc  pressure,  but  on  the  balance  between arc pressure and the quantity of molten metal, which depend on the melting efficiency provided by the used gas.

Key-words:  High speed welding, GTAW, Humping, discontinuities, Hydrogen.

Referência
SCHWEDERSKY, M. B.; DUTRA, J. C.; SILVA, R. H. G. E.; OKUYAMA, M. P.. Soldagem TIG de Elevada Produtividade: Influência dos Gases de Proteção na Velocidade Limite para Formação de Defeitos. Soldagem e Inspeção (Impresso), v. 16, p. 333-340, 2011.