RESUMO
Na soldagem MIG do alumínio, com corrente pulsada, tem-se riscos de não ocorrer a abertura do arco, e do arame se enrolar no mecanismo alimentador, devido a boa condutibilidade térmica e elétrica do alumínio, e aleatoriedade do contato do arameeletrodo com o metal de base. O equilíbrio entre velocidade de alimentação e taxa de fusão do arame, determina a estabilidade do comprimento do arco, que não sendo mantida pode ocasionar fusão do arame-eletrodo com o bico de contato e enrolamento do arame no mecanismo de alimentação, ou o mergulho do arame-eletrodo na poça de fusão, provocando curto-circuito. Este trabalho apresenta o estudo de técnicas para contornar as dificuldades apresentadas. Os resultados indicam que a abertura pode ser assegurada com o uso de uma elevada corrente de abertura combinada com a interrupção da alimentação do arame e a estabilidade do arco pode ser conseguida pela modulação da freqüência de pulsos.
Palavras-chave: MIG; alumínio; corrente pulsada; abertura do arco; comprimento do arco.
ABSTRACT
The high thermal and electrical conductivity associated to a disadvantageous wire tip geometry lead to serious arc striking problems, in aluminum pulsed GMAW process. Under these conditions, there is a high possibility of jamming at the wire feeder. Wire jamming also occurs when there is an unbalance between wire feed velocity and wire melting rate, leading to arc length instability, short-circuit and meltback. This work presents the study of techniques to solve these problems. The results indicate that arc striking can be guaranteed by stopping the wire feeding and supplying higher shortcircuit-current. Arc length stability is achieved through pulse frequency modulation.
Key words: GMAW; aluminum; pulsed current; arc initiation; arc length.
Referência:
DUTRA, J. C. ; SANTOS, Túlio Fernandes dos . Abertura e Estabilização do Arco MIG na Soldagem de Alumínio com Corrente Pulsada. In: XXV Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem, 1999, Belo Horizonte - MG.. XXV ENTS. São Paulo - SP. : Associação Brasileira de Soldagem, 1999. v. CD.