Tecnologias Limpas para a Soldagem de Alta Produtividade

Coordenador: Jair Carlos Dutra
Instituição Gestora: CNPq

Recursos Externos
Empresa: Embraco/Whirpool
Convênio: 4.866.05/2011-6
Orçamento Total: 105.000,00
Início: 28/12/2011
Fim: 25/11/2013


Não há dúvida que os processos de soldagem a arco possuem papel significativo como etapa do processo produtivo de grande parte dos setores industriais. A busca por processos de maior produtividade e menor custo, de maneira limpa e sustentável é a principal motivação para o desenvolvimento científico e tecnológico que ocorre incessantemente.

Em se tratando de processos de soldagem, centenas de trabalhos são publicados anualmente, mostrando diferentes aspectos do estado da arte de determinado processo ou técnica. Considerando o Laboratório de Soldagem da UFSC (LABSOLDA - Instituto de Mecatrônica), nos últimos anos também foram realizados muitos desenvolvimentos com os diferentes processos de soldagem a arco. Na maior parte desses trabalhos, o desenvolvimento estava totalmente ligado a aplicações reais da indústria brasileira, os quais buscavam soluções de aumento de produtividade, mantendo-se a qualidade e integridade da solda, seja de revestimento ou de união.

O presente projeto propõe o aprofundamento de estudos científicos em variantes modernas de processos de soldagem que já possuem relevância industrial, mas que ainda não possuem satisfatória quantidade de informações na literatura, a análise e avaliação de tecnologias existentes e a geração de inovações tecnológicas que baseiem um novo panorama dos limites de produtividade do processo TIG, tradicionalmente considerados de baixa velocidade, viabilizando técnica e economicamente sua aplicação industrial, aproveitando suas notórias vantagens ambientais sem detrimento à produtividade da empresa.

 



Comparação qualitativa entre os índices de emissão de poluentes: [a] Processo MIG/MAG; [b] Processo TIG