Prêmio de Melhor Trabalho apresentado no 47º Congresso Nacional de Soldagem (CONSOLDA) e no 3º Congresso Brasileiro de Manufatura Aditiva (CBMAdi), realizados entre 25 e 28 de agosto de 2025, em Joinville-SC.
O trabalho premiado, intitulado “Avaliação multiparamétrica da estabilidade da variante CMT (Cold Metal Transfer) do processo MIG/MAG”, foi selecionado como destaque na categoria Melhor Trabalho. O artigo foi apresentado por Daniel Galeazzi e contou com a coautoria do professor Regis Henrique Gonçalves e Silva, coordenador do LABSOLDA, e do professor Mateus Barancelli Schwedersky.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Soldagem (ABS) e organizado pelo Instituto SENAI/SC de Inovação em Processamento a Laser (ISI LASER), com apoio do UniSENAI e financiamento da FAPESC e do CNPq, reuniu pesquisadores, profissionais e empresas para discutir os avanços em soldagem e manufatura aditiva (MA) no contexto da Indústria 4.0. A programação contou com palestras nacionais e internacionais, apresentações de trabalhos técnicos e visitas técnicas.
Destaque da premiação foi a entrega do troféu "Bailarina" e de uma peça simbólica chamada “Talismã”, desenvolvida por Valdis Krūmiņš (University of Sheffield e Krūmiņš Jewellery) e fabricados pelo Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser por meio da avançada tecnologia de Laser-Powder Bed Fusion (LPBF). O objeto foi oferecido aos apresentadores como lembrança especial da premiação.
O reconhecimento reforça a relevância científica do trabalho desenvolvido no LABSOLDA e sua contribuição para a evolução da soldagem e da manufatura aditiva no Brasil.
Fotos do evento
http://labsolda.ufsc.br/premios/1152-2025-premio-de-melhor-trabalho-do-consolda-cbmadi#sigProGalleria2709b2ffa1
Fotos: Divulgação LABSOLDA