O LABSOLDA promoveu minicurso de Introdução aos Processos de Soldagem a Arco na 18ª edição da SEPEX

20201022 sepex 00

Nessa edição especial da SEPEX em casa, o LABSOLDA ofereceu o minicurso de forma virtual. O mesmo ocorreu dia 22 de outubro das 16 às 18 horas em uma sala de reuniões do Google Meets. Foi dividido em quatro módulos sendo apresentado pelo Professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, os doutorandos Daniel Galeazzi e Alisson Fernandes da Rosa e o mestrando João Cairo Pereira Alcântara. Teve um total de 27 participantes.

Mais informações sobre o minicurso

tela ccc

Título: Introdução aos Processos de Soldagem a Arco

Objetivo:
O minicurso tem como objetivo passar um conhecimento introdutório a conceitos básicos utilizados diariamente na área da soldagem, além de introduzir aos três diferentes processos de soldagem vastamente utilizados: soldagem com Eletrodo Revestido, soldagem TIG e soldagem MIG/MAG. Ao final do curso, almeja-se que o aluno tenha uma base de conhecimento em soldagem suficiente para que possa diferenciar os tipos de processos apresentados, como eles operam e quais os equipamentos utilizados e seus diferenciais.

Resumo:
Os processos de soldagem têm fundamental importância nos mais distintos setores industriais, incluindo aqueles estratégicos, como Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Construção Naval, Geração de Energia e Bens de Consumo. A capacidade de gerar peças e estruturas com produtividade e qualidade garante não apenas a competitividade das empresas, mas também a integridade, segurança, confiabilidade e desempenho das peças e estruturas. O minicurso tem como objetivo retratar os tipos de processos de soldagem existentes, dando ênfase àqueles mais relevantes industrialmente no Brasil.

Conteúdo programático:
• Panorama dos Processos de Soldagem e suas aplicações