Membros do LABSOLDA participam de curso de elementos finitos e aplicações do software COMSOL Multiphysics®

20200221 curso comsol

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, membros do LABSOLDA realizaram curso de elementos finitos ministrado pelo Eng. Luis Eraldo Cassias Pereira da COMSOL Multiphysics, voltado ao atendimento dos projetos em desenvolvimento dentro do laboratório. Os temas abordados nos dois dias foram: Interface e fluxo de trabalho do COMSOL, preparação do modelo, geometrias, tipos de malha, solvers, parâmetros e pós-processamento.

O COMSOL Multiphysics® é um software de simulação multipropósito para modelagem de projetos, dispositivos e processos em todas as áreas da engenharia, manufatura e pesquisa científica. Além de usar a modelagem multifísica em seus próprios projetos, também é possível transformar seus modelos em aplicativos de simulação e gêmeos digitais para uso por outras equipes de projeto, departamentos de manufatura, laboratórios de testes, clientes, e assim por diante.

Durante os treinamentos foram realizadas simulações de aquecimento indutivo, escoamento de fluídos e transferência de calor, utilizando os módulos AC/DC, laminar flow e heat transfer. A ferramenta visa complementar os resultados práticos dos projetos de P,D & I desenvolvidos no LABSOLDA, como a soldagem In-service e análise da transferência de calor na soldagem.

Participantes do treinamento: João Cairo Pereira Alcântara; João Facco de Andrade; Kaue Correa Riffel; Rodrigo Rodrigues Nogueira.