Com apoio do LABSOLDA, concluiu-se com sucesso o Minicurso de Soldagem da Semana Ampera

A semana Ampera foi organizada e promovida pela equipe Ampera Racing que é formada por estudantes do Centro Tecnológico (CTC/UFSC) que visam projetar, construir e testar um veículo elétrico monoposto de alto desempenho voltado à competição Fórmula SAE.

Realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, a semana Ampera iniciou o curso de soldagem da WeldVision com uma apresentação sobre conceitos básicos de soldagem que foi ministrada pelo Professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, coordenador do LABSOLDA. A palestra teve duração de aproximadamente 4 horas e seu conteúdo foi muito bem avaliado tanto para aqueles que não possuíam conhecimento prévio sobre soldagem quanto para aqueles que já tinham noções básicas.

Durante a prática com o simulador de solda SOLDAMATIC, os participantes realizaram simulações práticas em chapa sobreposta, 10 mm, posição plana, transferência em curto circuito, arame ER70S-6 diâmetro 1mm, técnica puxando. Já, durante a oficina de Soldagem Prática foi visto como operar as máquinas de solda (MIG/TIG) e como utilizar os EPIs de maneira correta, além de treinar técnicas de soldagem em corpos de prova perpendiculares e paralelos com toda a instrução e auxílio prestado pelo Técnico da Weld Vision Carlos Zietz e os monitores da equipe.

No último dia de curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do LABSOLDA e as tecnologias aplicadas no laboratório, juntamente com a demonstração de processos de soldagem automatizados e robotizados. A visita foi guiada por doutorandos do laboratório que esclareceram todas as dúvidas dos alunos.