Como parte das ações para inserção na técnica de videotermografia, LABSOLDA envia membro da equipe para treinamento na empresa FLIR

Diferentes aplicações de termografia vêm sendo desenvolvidas para monitoração de processos e sistemas tecnológicos. Uma das mais recentes áreas da Engenharia a se beneficiar desta técnica é a Soldagem, nos âmbitos de inspeção, monitoração e controle de processos.

A videotermografia permite que as análises sejam feitas em tempo real. De posse de uma câmera térmica específica para pesquisa e desenvolvimento, adquirida no escopo de projeto financiado pela Tractebel Energia em seu Programa Anual de P&D, o LABSOLDA iniciou sua aplicação para inspeção de soldas e, uma das primeiras ações para ganho de knowhow teórico e operacional foi o envio de um integrante de sua equipe técnica para treinamento na empresa FLIR, em Sorocaba - SP, para treinamento. No período de 2 a 6/06, o doutorando Cleber Marques participou do curso de Termografia Nível I realizado pelo ITC - Infrared Training Center, e adquiriu conhecimentos em sistemas gerais e na própria câmera do LABSOLDA, que foi enviada à SP para maior aproveitamento do curso.