Equipamento Robótico Desenvolvido no LABSOLDA será um dos Destaques do II Solda Brasil

Uma nova tecnologia utilizando um robô em processos de soldagem na indústria de fabricação naval foi desenvolvida pelo LABSOLDA com financiamento da Finep. O sistema robótico integrado a novas metodologias de soldagem é perfeitamente adaptável às diferentes condições encontradas na indústria de fabricação naval.

A tecnologia foi apresentada pelo Prof. Jair Carlos Dutra no II Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – Solda Brasil 2012, no dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro.

 

Título da palestra: Projeto SOLDANAVAL – Desenvolvimento de Sistema Robótico Integrado Automatização da Soldagem na Indústria Naval

Informações sobre o evento:

Solda Brasil 2012 - II Seminário nacional de tecnologia e de mercado da soldagem
Data: 28 e 29 de agosto de 2012
Local: Centro Empresarial Rio - Pavimento de Convenções
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://planejabrasil.wordpress.com
Tel: (21) 2262-9401 / 2244-6211

Apresentação
O programa de investimentos da Petrobrás para os próximos anos em plataformas, dutos, refino e petroquímica, reforçado com as perspectivas de produção de novos campos do pré-sal, o programa de construção de navios da Transpetro; os investimentos da Eletrobrás, a construção de novas linhas de transmissão; a ampliação de várias usinas siderúrgicas e a construção de novas; e os investimentos em infra-estrutura nacional vão criar uma forte demanda no setor de Engenharia Industrial e de fornecimento de materiais e equipamentos, com reflexos na área de soldagem. Diante dessas perspectivas, o desenvolvimento tecnológico se torna estratégico a cada dia, impondo novos rigores e procedimentos voltados para a segurança, meio ambiente, saúde e para a redução de custos e agilidade no fornecimento de produtos e serviços, com a obtenção de ganhos em produtividade e qualidade. Esse conjunto potencial de fatores consiste em fortes oportunidades para o crescimento quantitativo e qualitativo das empresas de Engenharia Industrial, equipamentos e de soldagem. A segunda edição do Solda Brasil marcada para o período de 28 e 29 de agosto, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro, será uma oportunidade única para discutir as perspectivas desse mercado, novas tecnologias, segurança, processos, cadeia de suprimentos e serviço na área de soldagem.

Objetivos
O evento servirá para debater e analisar o mercado de soldagem, as novas tecnologias e outras questões, com a participação de executivos e técnicos de grandes empresas executoras, representantes dos diversos segmentos da engenharia, projetistas, governo, academia, instituições de pesquisa e empresas de Engenharia Industrial, fabricantes de consumíveis, máquinas, equipamentos e serviços de soldagem, além de entidades profissionais e empresariais de classe, além de instituições formadoras de mão-de-obra. O objetivo é aprofundar a discussão sobre alguns dos principais projetos em execução no país, potencializando os caminhos e diretrizes do setor de soldagem na busca de soluções para a indústria nacional enfrentar os obstáculos de crescimento do País. E com isso difundir novas tecnologias e buscar mais competitividade às empresas brasileiras, garantindo seu espaço no mercado.

Destaques na Mídia:

  • Labsolda da UFSC cria robô para soldagem na construção de navios (Fonte: portosenavios.com.br)
  • Emprego de Robô na Soldagem será um dos Destaques do II Solda Brasil (Fonte: petronoticias.com.br)
  • Solda robotizada - O LabSolda, do Instituto de Mecatrônica da UFSC, desenvolveu tecnologia que permite o uso de robôs em solda mecanizada para construção de navios (Fonte: webclipping O GLOBO)
  • Petrobras confirma presença no Seminário Solda Brasil 2012 (Fonte: planejabrasil.wordpress.com)
  • Solda Brasil 2012 - II Seminário nacional de tecnologia e de mercado da soldagem (Fonte:abitam.com.br)