LABSOLDA Registra a primeira Patente de Invenção da UFSC

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial concederam à UFSC na data de 13 de março de 2007 a PATENTE de número PI 0004698-1 intitulada Processo de soldagem MIG/MAG pulsado com pulsação térmica ou duplamente pulsado.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em março deste ano (2007), a sua primeira patente.
A invenção patenteada é o “Processo de soldagem MIG/MAG pulsado com pulsação térmica ou duplamente pulsado”, uma tecnologia para a recuperação de turbinas hidráulicas.
As turbinas hidráulicas das usinas hidrelétricas sofrem um desgaste chamado cavitação, causado pela passagem da água. São espécies de buracos que precisam de reparos periodicamente.
Desenvolvida desde 1997 pelo Laboratório de Soldagem do Departamento de Engenharia Mecânica (Labsolda/EMC), cujo responsável é o professor Jair Carlos Dutra, a tecnologia resolveu problemas como a qualidade de solda e sua execução.
A tecnologia de soldagem desenvolvida pela UFSC é mais eficiente do que as utilizadas anteriormente, chegando a reduzir pela metade o tempo de manutenção das turbinas, além proporcionar um reparo de maior qualidade.
A patente concede a propriedade da invenção a UFSC por vinte anos, contados a partir do ano 2000, data em que a patente foi requerida ao INPI.
(Núcleo de Comunicação da UFSC)

carta patente