Os engenheiros da SES visitam o laboratório

A "SES" - Surface Engineering Services veio até Florianópolis para acompanhar os testes realizados no processo PTAP, desenvolvido no Labsolda, usado em aplicações de revestimento.


O Labsolda recebeu nos dias 20 e 21 de outubro a visita técnica dos engenheiros Ovídio e Emerson Chu, responsáveis pela empresa "SES" - Surface Engineering Services, a qual atua no mercado brasileiro e internacional na fabricação de peças e prestação de serviço na área de revestimentos metálicos antidesgaste, localizada em São Carlos - SP.

O processo PTAP - PROCESSO DE SOLDAGEM PLASMA DE ARCO TRANSFERIDO ALIMENTADO COM PÓ está sendo desenvolvido no Labsolda e gerenciada pelo Eng. Víctor Vergara com a orientação do prof. Jair Carlos Dutra, que está inserido na tese de doutorado na área de recobrimento metálicos com pó.   A vinda dos responsáveis até Florianópolis foi para acompanhar os testes de desempenho no processo PTAP numa liga com 60% de WC. O principal objetivo é aplicação deste processo "no revestimento das facas de corte de cana". Os resultados obtidos nos testes foram satisfatórios para os responsáveis da SES.

A SES trará ainda aplicações práticas de campo para dentro do laboratório e, numa confluência das experiências do LABSOLDA e da SES, problemas industriais serão solucionados. Neste contexto, se envolve também a empresa DURUM do Brasil, a qual de acordo com as necessidades expostas pelo LABSOLDA e pela SES, pode produzir ligas em pó nacionais a menor custo e adaptadas às necessidades de revestimento metálico do mercado brasileiro

ses 01
Prof. Ovidio e Eng. Emerson Chu, responsáveis pela SES
ses 02
Prof. Jair, prof. Ovidio, Eng. Víctor e Eng. Emerson Chu