Integrantes do LABSOLDA realizam procedimento de soldagem inédito no Brasil

20220912 qualificacao de procedimento CREDUTO 00

Primeira qualificação de procedimento de soldagem de dutos em operação utilizando os processos GMAW e FCAW no Brasil, incluindo o uso de pré-aquecimento por indução. O trabalho foi desenvolvido dentro do escopo do projeto “Soldagem em operação com GMAW, FCAW e aquecimento por indução” financiado pela Petrobras.

Os procedimentos foram realizados entre os dias 12 e 16 de setembro no Centro Emergencial de Reparo de Dutos (CREDUTO) situado em Guarulhos-SP. Membros do LABSOLDA viajaram até o CREDUTO para qualificar procedimento de reparo utilizando variantes mais modernas de processos de soldagem (GMAW e FCAW) que as utilizadas atualmente. Os processos foram executados em simulação de reparo por dupla-calha tipo B seguindo as normas vigentes exigidas pela Petrobras. Em uma segunda etapa, a técnica de aquecimento por indução foi utilizada pela primeira vez em cenário nacional como pré-aquecimento, de forma a assistir à execução de soldagem.
O objetivo principal foi qualificar os processos GMAW, FCAW para a soldagem in-service, também chamada de “linha viva”. Essa etapa também treinou e qualificou os primeiros soldadores para a execução dos procedimentos. Na etapa do aquecimento por indução o objetivo foi atingir-se temperaturas de pré-aquecimento que facilitem a remoção do hidrogênio, mitigando a chance de defeitos como trincas (TIH). Na execução do procedimento foram empregadas duas fontes de aquecimento por indução IMC/LABSOLDA com capacidade 35 kW e 60 kW.


Equipe LABSOLDA:
Dr. Eng. Kaue Correa Riffel
Me. Eng. Rodrigo Rodrigues Nogueira
Tec. Cleber Guedes
Prof. Dr. Eng. Mateus Barancelli Schwedersky