Uma variante do processo de soldagem Plasma, conhecida nacionalmente como Plasma de Arco Transferido Alimentado com Pó (PTA-P), ou simplesmente Plasma Pó, vem sendo empregada industrialmente para produção de revestimentos metálicos. Em comparação a outros processos de soldagem a arco voltaico, permite maior controle sobre diluição e apresenta depósitos de alta qualidade superficial e metalúrgica, o que aumenta a vida de componentes e reduz tempos de retrabalho para acabamento, entre outras vantagens. Além disso, a possibilidade de mistura de pós pode aumentar o seu espectro de aplicação.

Atualmente, o LABSOLDA empreende pesquisas, gera inovações tecnológicas e desenvolve procedimentos específicos para soldagem plasma com adição de pó. Destas ações, se resultou um sistema integrado para soldagem PTA-P totalmente desenvolvido no laboratório que inclui fonte de soldagem, alimentador de pó e tocha, além de publicações acadêmico-científicas.

Neste contexto, o LABSOLDA desenvolve e utiliza técnicas avançadas de filmagem em alta velocidade como ferramenta para observar e analisar o comportamento cinemático das partículas e da poça de fusão.

Dados de produção do vídeo
Corrente de Soldagem: 160 A; Gás de arraste: Argônio 2,5 l/min; Taxa de alimentação: 1,8 kg/h; Material de adição: Inconel 625 atomizado a gás (faixa granulométrica: 50 a 150 µm); Velocidade de Soldagem: 25 cm/min.
A taxa de aquisição das imagens foi de 8.000 quadros por segundo com iluminação LASER pulsado e sincronizado com a câmera.

Equipe de produção
Marcelo Pompermaier Okuyama
Jônathas Alexandre Alves
Régis Henrique Gonçalves e Silva

Vídeos relacionados