Aplicação de técnica para produção de vídeos em alta velocidade desenvolvida no LABSOLDA é destaque no cenário mundial

O atual estágio no desenvolvimento e aplicação de técnicas avançadas para produção de vídeos em alta velocidade do LABSOLDA pode ser evidenciado junto aos fabricantes dos principais equipamentos utilizados.  A IDT Vision, fabricante da câmera, e a Cavitar, fabricante do sistema de iluminação Laser, ambas divulgam vídeos produzidos no LABSOLDA como referências em aplicações de seus produtos nos respectivos sites: www.idtvision.com e www.cavitar.com.

Pertencente à Universidade Federal de Santa Catarina, o LABSOLDA atua há mais de 5 anos na produção de vídeos em alta velocidade para análise de eventos relacionados a processos de soldagem. O laboratório dispõe de equipamentos e pessoal qualificado para produzir imagens técnicas utilizando câmera de alta velocidade (ou câmera de precisão). Dentre os equipamentos empregados o LABSOLDA possui um sistema completo para aquisição e análise sincronizada de imagens, dados e sinais analógicos e digitais. Além disso, possui sistemas avançados de iluminação com LED pulsado e LASER pulsado.

cavitar labsolda 03

Texto em destaque no site da Cavilux demonstra algumas das aplicações do sistema de iluminação laser nos trabalhos de P&D realizados no LABSOLDA.
idtvision labsolda 02

A IDT Vision, fabricante da camera de alta velocidade e do sistema de aquisição de dados, divulga os trabalhos do LABSOLDA em sua galeria de vídeos como exemplo de aplicação em pesquisa científica.

Um contato próximo com os fabricantes mundiais dos equipamentos possibilita uma visibilidade internacional aos trabalhos realizados na UFSC. Além disso, os vídeos técnicos produzidos no LABSOLDA são divulgados no site institucional e no canal da rede social Youtube  permitindo que outras instituições de ensino, alunos, pesquisadores e profissionais da área possam ter acesso a esses materiais.

Em soldagem, a filmagem em alta velocidade tem se mostrado uma ferramenta de extrema importância para o monitoramento e avaliação dos mais variados fenômenos relacionados com a física do arco e com a transferência metálica. Além disso, associada à outras técnicas envolvendo fenômenos óticos como o Schlieren, a filmagem com alta velocidade permite a análise dos fluxos dos gases utilizados nos processos de soldagem. Atualmente, além de possibilitar o monitoramento de processos já consolidados, a filmagem se mostrou essencial para o desenvolvimento de novos equipamentos ou versões dos processos convencionais, como por exemplo, no desenvolvimento de tochas de soldagem e sistemas automatizados para deslocamento da tocha, bem como, para validação das estratégias adotadas para controlar sistemas que permitem a movimentação e alimentação do arame em alta frequência.

Em um contexto mais amplo, o campo para utilização da filmagem em alta velocidade é muito vasto e sua aplicação pode ser encontrada em diversas áreas, desde análises de processos industriais, em pesquisas científicas, para uso militar e até mesmo em esportes de alto desempenho. Assim, o LABSOLDA está capacitado e aberto à comunidade acadêmica e aos setores produtivos para prestar serviços de produção e análise de imagens em alta velocidade. Dessa forma, algumas empresas como a WEG, EMBRACO, PETROBRAS e ENGIE já se beneficiaram com a aplicação dos conhecimentos obtidos a partir das análises feitas por meio de filmagens técnicas de precisão.