Análise e Aplicação do Processo MIG/MAG Pulsado na Soldagem de Lining em Equipamentos de Processo

1 - INTRODUÇÃO

   O revestimento tipo lining tem sido empregado nas unidades de refino da Petrobrás, de modo a adequar as unidades operacionais para processar óleo pesado com elevado grau de acidez naftênica. O lining consiste na instalação de revestimento interno com chapas de aço Inoxidável ASTM A240 TP 316 ou 317, conforme mostrado na Figura 1.

   O processo de soldagem atualmente empregado para fixar o revestimento é o arame tubular, que tem satisfeito alguns requisitos estabelecidos pela Petrobrás, tais como: revestir grandes áreas com elevada produtividade, de modo a reduzir o prazo de execução e obter um teor de molibdênio >= 2,5 % no cordão de solda. Apesar de os resultados obtidos estarem sendo satisfatórios, o aspecto do cordão de solda não é bom, conforme mostrado na Figura 2, o que levanta dúvidas quanto à uniformidade do teor de molibdênio ao longo do cordão de solda.


Figura 1 – Revestimento Interno - tipo lining - de torres de destilação


Figura 2 – Aspecto do cordão de solda obtido atualmente

2 - OBJETIVOS

   O objetivo é verificar a viabilidade de se soldar o revestimento tipo lining com o processo MIG/MAG pulsado, de modo a se obter um cordão de solda com bom aspecto, homogeneidade no teor de Mo (>= 2,5%) ao longo da solda, resultando também em:

  • Maior produtividade, hoje em 1m/h;
  • Diluição < 30 % , hoje em 30 a 40 %;
  • Redução do GAP, hoje em 10 mm;
  • Redução do número de passes, hoje em 05;
  • Redução de custos, já que o arame tubular é mais caro que o arame maciço.

  Visa-se, também, testar a opção de biselar (meio V) em uma das chapas do lining.

3 - METODOLOGIA

   Uma bancada será montada no LABSOLDA, com a adaptação de equipamentos de soldagem e de aquisição de dados, já desenvolvidos pelo Laboratório de Soldagem da UFSC – LABSOLDA.

   Os primeiros experimentos serão realizados no LABSOLDA, utilizando-se equipamentos e soldador do próprio laboratório, buscando alcançar, manualmente, parâmetros e variáveis de solda que possibilitem realizar as experiências em uma bancada automatizada.

   Após a obtenção de resultados em laboratório, será feita aplicação em campo dos procedimentos adotados.

Autores:

  • Fernando Elias Silvestre Abdalla, Mestrando em Engenharia de Materiais
  • Orientador: Prof Dr. Ing. Augusto Buschinelli
  • Coorientador: Prof. Dr. Eng. Jair Carlos Dutra