LABSOLDA AMPLIA INFRAESTRUTURA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA UFSC

20190808 inauguracao novo layout ok

Representantes da Petrobras estiveram em Florianópolis no dia 8 de agosto para inaugurar novas instalações no Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA), que concluiu em julho projeto ligado ao transporte de petróleo e gás. Após a cerimônia de inauguração foram foitas demonstrações de processos de soldagem no bloco B do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Resultados do LABSOLDA são apresentados como referência em divulgação internacional da tecnologia inovadora SpinArc

20190807 spinarc

Resultados do LABSOLDA na tecnologia inovadora SpinArc são divulgados como referência em blog de parceira tecnológica, WeldRevolution, multinacional do setor de tochas de soldagem. A matéria com filmagens termográficas e de alta velocidade produzidas no LABSOLDA, intitulada "Beat the Heat with SpinArc" foi publicada no dia 07 de agosto no site da WeldRevolution. http://www.weldrevolution.com/blog/beat-the-heat-with-spinarc


Equipamento de soldagem da UFSC deve ultrapassar os disponíveis no mercado em alguns anos

noticia propesq 05082019

O Tartílope V4, modelo de cabeçote de soldagem do LABSOLDA, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é mais flexível e possui mais funções em relação aos mesmos equipamentos disponíveis no mercado. Além da evolução no quesito de automação, o LABSOLDA pretende tornar o equipamento mais robusto, tornando o mesmo mais suscetível a práticas em campo. (Fonte: http://propesq.ufsc.br)



Palestra sobre Novas Tecnologias em Soldagem e sua Automação foi Apresentada no I COAMA

20190607 coama

O I COAMA (Congresso Amazônico de Mineração, Metalurgia e Materiais) aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2019 em Marabá, tendo como objetivo principal promover um amplo debate entre os segmentos vinculados à cadeia produtiva mineral. Esta edição contou com uma apresentação do Prof. Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva (Supervisor do LABSOLDA). A palestra ocorreu no dia 07 de junho e teve como título "Novas Tecnologias em Soldagem e Automação Dedicadas a Revestimento Metálico e União de Chapas Espessas".





Integrantes do LABSOLDA publicam artigo em periódico internacional Qualis A1 com FI 3,647

JournalofMaterialsProcessingTechnology 00

A Journal of Materials Processing Technology destaca-se como uma das revistas mais conceituadas no mundo. Com fator de impacto de 3,647 e Qualis A1, traz o que há de mais novo no desenvolvimento de tecnologias em processos de fabricação e materiais.
O artigo "Effect of Dynamic Wire in the GTAW Process" aborda o efeito da alimentação dinâmica de arame em várias posições de soldagem. 


Mensagem de Natal e Ano Novo - LABSOLDA 2019

cartao 2019 00

LABSOLDA produz arte para cartão de final de ano empregando procedimentos de Manufatura Aditiva via Impressora 3D. A arte foi projetada em ambiente CAD e produzida em polímero sintético termoplástico PLA. As paredes possuem de 2 a 7 mm de altura, e a peça toda incluindo a base demorou aproximadamente 8h para ser concluída.


LABSOLDA participa da primeira edição da Petrobras Expo Robótica

20181126 expo robotica 00

Em novembro de 2018 a Petrobras promoveu o evento Expo Robótica, no qual o LABSOLDA participou apresentando seus projetos e desenvolvimentos voltados à indústria de petróleo e gás. A principal tecnologia apresentada foi o primeiro protótipo do CSI – Cabeçote de Soldagem Interna. Este sistema é capaz de realizar a soldagem automatizada com o processo TIG no interior de um tubo com diâmetro tão pequeno quanto 150 mm.



LABSOLDA participa da 17ª SEPEX com minicurso, apresentação de trabalhos e equipamentos desenvolvidos

stande labsolda sepex 2018

A 17ª Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC ) juntamente com a SNCT 2018 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) está sendo realizada entre os dias 18 a 20/10/2018. Neste evento o laboratório está apresentando diversos trabalhos e equipamentos em desenvolvimento na área de tecnologia da soldagem. 
Venha nos visitar no estande 109 - LABSOLDA - Inovações em Processos e Automação da Soldagem!



LABSOLDA participa da FEIMEC 2018 com apresentação de palestra e exposição no stand do EMC

2018 04 noticia feimac 00

Entre os dias 24 e 28 de Abril o LABSOLDA marcou presença na FEIMEC 2018 Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, em São Paulo. O LABSOLDA levou, como projeto exposto no stand, o cabeçote de soldagem orbital OrbiTIG, além de amostras de soldagem realizadas com processos ligados à Manufatura Avançada. Durante o evento foi ministrada uma palestra pelo Prof. Regis Silva, intitulada “Inovações em Processos de Soldagem e Sistemas Inteligentes Integrados para Automação”.