Membros do LABSOLDA participam de curso de elementos finitos e aplicações do software COMSOL Multiphysics®

20200221 curso comsol

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, membros do LABSOLDA realizaram curso de elementos finitos ministrado pelo Eng. Luis Eraldo Cassias Pereira da COMSOL Multiphysics, voltado ao atendimento dos projetos em desenvolvimento dentro do laboratório. Os temas abordados nos dois dias foram: Interface e fluxo de trabalho do COMSOL, preparação do modelo, geometrias, tipos de malha, solvers, parâmetros e pós-processamento.

Mensagem de Natal e Ano Novo - LABSOLDA 2020

cartao 2020 site 00

LABSOLDA produz arte para vídeo cartão técnico-festivo inspirado na interação dos fenômenos da natureza com os processos tecnológicos.
Como a beleza dos pontos cintilantes de luz sobre a superfície da água num dia de calmaria nos inspira tranquilidade quase hipnotizante, os pontos catódicos gerados sobre a peça soldada e a poça de fusão no processo de soldagem MIG/MAG nos ajudam a decifrar comportamentos físicos do arco elétrico, com impacto direto no entendimento da tecnologia.

LABSOLDA expõe tecnologias para automação e soluções inovadoras em soldagem na XII MEC SHOW / ES

mecshow es 2019 00

A MEC SHOW – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, é considerada uma das principais feiras do setor metalmecânico por trazer as últimas tendências e tecnologia de ponta para a indústria. A 12ª edição da feira foi realizada de 6 a 8 de agosto de 2019 no Carapina Centro de Eventos, principal centro de exposições do Espirito Santo.
No estande patrocinado pela PETROBRAS foi apresentado um Sistema de Soldagem Robotizada para união de dutos de grande porte desenvolvido em parceria com a EngeMOVI.

LABSOLDA AMPLIA INFRAESTRUTURA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA UFSC

20190808 inauguracao novo layout ok

Representantes da Petrobras estiveram em Florianópolis no dia 8 de agosto para inaugurar novas instalações no Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA), que concluiu em julho projeto ligado ao transporte de petróleo e gás. Após a cerimônia de inauguração foram foitas demonstrações de processos de soldagem no bloco B do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resultados do LABSOLDA são apresentados como referência em divulgação internacional da tecnologia inovadora SpinArc

20190807 spinarc

Resultados do LABSOLDA na tecnologia inovadora SpinArc são divulgados como referência em blog de parceira tecnológica, WeldRevolution, multinacional do setor de tochas de soldagem. A matéria com filmagens termográficas e de alta velocidade produzidas no LABSOLDA, intitulada "Beat the Heat with SpinArc" foi publicada no dia 07 de agosto no site da WeldRevolution. http://www.weldrevolution.com/blog/beat-the-heat-with-spinarc

Equipamento de soldagem da UFSC deve ultrapassar os disponíveis no mercado em alguns anos

noticia propesq 05082019

O Tartílope V4, modelo de cabeçote de soldagem do LABSOLDA, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é mais flexível e possui mais funções em relação aos mesmos equipamentos disponíveis no mercado. Além da evolução no quesito de automação, o LABSOLDA pretende tornar o equipamento mais robusto, tornando o mesmo mais suscetível a práticas em campo. (Fonte: http://propesq.ufsc.br)

Palestra sobre Novas Tecnologias em Soldagem e sua Automação foi Apresentada no I COAMA

20190607 coama

O I COAMA (Congresso Amazônico de Mineração, Metalurgia e Materiais) aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2019 em Marabá, tendo como objetivo principal promover um amplo debate entre os segmentos vinculados à cadeia produtiva mineral. Esta edição contou com uma apresentação do Prof. Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva (Supervisor do LABSOLDA). A palestra ocorreu no dia 07 de junho e teve como título "Novas Tecnologias em Soldagem e Automação Dedicadas a Revestimento Metálico e União de Chapas Espessas".