Prof. Regis Silva, do LABSOLDA-UFSC, é palestrante e coautor do melhor trabalho apresentado no ENSOLD 2020 PETROBRAS

20201013 ENSOLD PETROBRAS 00

O Encontro Técnico de Soldagem da PETROBRAS - ENSOLD 2020, foi realizado de 5 a 8 de outubro, contando com a participação de cerca de 150 profissionais da empresa que atuam em Soldagem e áreas correlatas em todo o Brasil. Além de trabalhos técnicos e cases de autoria dos funcionários aprovados para apresentação, o evento interno da empresa selecionou apenas dois palestrantes de instituições externas, sendo um deles o Prof. Regis Silva, do LABSOLDA - EMC - CTC - UFSC.

Trabalho do LABSOLDA é selecionado como um dos 6 melhores do II ENGMATCON

2020928 apresentacao Trabalho EngMatCon 00

Entre os dias de 28 de setembro a 01 de outubro ocorreu de forma online a segunda edição do congresso de engenharia de materiais ENGMATCON. O congresso visou promover a atualização de acadêmicos, pesquisadores e empresários interessados na área de engenharia de materiais, servindo como um fórum de discussão sobre as principais inovações tecnológicas e oportunidades de pesquisa em todo o Brasil. Neste contexto, o LABSOLDA demonstrou mais uma vez a relevância de suas pesquisas com a escolha de um dos seus trabalhos enviados como uma das seis melhores submissões do congresso, que contou com mais de 300 resumos aceitos. A escolha do trabalho entre os melhores rendeu ao coautor Pedro Jaeger o convite para fazer parte do grupo de palestrantes do congresso, apresentando o trabalho ao público em forma de uma palestra.

LABSOLDA empreende ações de combate à Covid-19

20200914 combate a covid19 00

Como a soldagem e mecatrônica, afinal, podem contribuir no combate à pandemia de Covid-19? É uma pergunta natural, visto que a atuação do LABSOLDA insere-se no campo tecnológico-industrial e de engenharia das ciências. Não obstante, métodos e tecnologias avançados aplicados para monitoração, análise e desenvolvimento para P&D de processos de soldagem e sua automação também podem suportar ações de avaliação de EPIs, projeto de equipamentos e monitoração de pacientes no âmbito da saúde.

Membros do LABSOLDA participam de curso de elementos finitos e aplicações do software COMSOL Multiphysics®

20200221 curso comsol

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, membros do LABSOLDA realizaram curso de elementos finitos ministrado pelo Eng. Luis Eraldo Cassias Pereira da COMSOL Multiphysics, voltado ao atendimento dos projetos em desenvolvimento dentro do laboratório. Os temas abordados nos dois dias foram: Interface e fluxo de trabalho do COMSOL, preparação do modelo, geometrias, tipos de malha, solvers, parâmetros e pós-processamento.

Mensagem de Natal e Ano Novo - LABSOLDA 2020

cartao 2020 site 00

LABSOLDA produz arte para vídeo cartão técnico-festivo inspirado na interação dos fenômenos da natureza com os processos tecnológicos.
Como a beleza dos pontos cintilantes de luz sobre a superfície da água num dia de calmaria nos inspira tranquilidade quase hipnotizante, os pontos catódicos gerados sobre a peça soldada e a poça de fusão no processo de soldagem MIG/MAG nos ajudam a decifrar comportamentos físicos do arco elétrico, com impacto direto no entendimento da tecnologia.

LABSOLDA expõe tecnologias para automação e soluções inovadoras em soldagem na XII MEC SHOW / ES

mecshow es 2019 00

A MEC SHOW – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, é considerada uma das principais feiras do setor metalmecânico por trazer as últimas tendências e tecnologia de ponta para a indústria. A 12ª edição da feira foi realizada de 6 a 8 de agosto de 2019 no Carapina Centro de Eventos, principal centro de exposições do Espirito Santo.
No estande patrocinado pela PETROBRAS foi apresentado um Sistema de Soldagem Robotizada para união de dutos de grande porte desenvolvido em parceria com a EngeMOVI.

LABSOLDA AMPLIA INFRAESTRUTURA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA UFSC

20190808 inauguracao novo layout ok

Representantes da Petrobras estiveram em Florianópolis no dia 8 de agosto para inaugurar novas instalações no Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA), que concluiu em julho projeto ligado ao transporte de petróleo e gás. Após a cerimônia de inauguração foram foitas demonstrações de processos de soldagem no bloco B do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).