Análises por filmagem com câmera de alta velocidade

O LABSOLDA dispõe de equipamento e pessoal qualificado para prestar serviços de produção e análise de imagens por meio de filmagem com câmera de alta velocidade (ou câmera de precisão).

Dentre os equipamentos empregados, o LABSOLDA possui dois sistemas completos para aquisição e análise sincronizada de imagens e dados numéricos. Dispondo de duas cameras sendo uma Motion Pro Y4-S2 da IDT e a outra Fastcam Nova S9 da Photron. Além disso, possui sistemas avançados de iluminação, utilizando sistemas com LED e LASER (CAVILUX HF da CAVITAR) nos modos contínuo ou pulsado.

Áreas de atuação

A utilização da filmagem em alta velocidade é muito vasta, tendo aplicações nas análises de processos industriais, em pesquisas científicas, bem como, em eventos desportivos e esportes de alto desempenho. Além disso, as câmeras de alta velocidade são usadas em filmes publicitários, documentários, cinema e televisão.

Um exemplo de aplicação industrial é o teste de batida, que melhor documenta o que acontece a um automóvel e aos passageiros durante a batida. Outros exemplos de aplicação por área são:

Usos em ciência

• caracterização de eventos que acontecem muito rápido em relação à velocidade de filmagem tradicional;
  • análise de fenômenos físicos;
  • análise de reações químicas;
  • pesquisas na área de biomecânica para captar movimentos de pessoas e animais;
  • estudos de aerodinâmica;
  • análises técnicas de movimentos e trajetórias.

Usos na indústria

• auxílio na transição da manutenção reativa à manutenção preditiva;
  • identificação e análise de falhas em processos;
  • análise de eventos diretamente nas linhas de produção;
  • caracterização e compreesão de eventos que não podem ser observados integralmente com o uso de cameras convencionais;
  • análise de processos produtivos;
  • desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

Usos militares

• registrar a onda de choque de uma pequena explosão;
  • desenvolvimento de vários sistemas e mecanismos de armas;
  • rastreamento de objetos em movimento para determina a trajetória percorrida;
  • montagem de testes que captam interceptações balísticas.