Lean Office: Proposta para um Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina

Orientador: Prof. Dr. Gerson Rizzatti Junior

Curso de Administração

:: Trabalho completo em PDF

Esta pesquisa buscou desenvolver uma proposta de melhoria no fluxo de trabalho do setor de compras e estoque de um laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) do departamento de engenharia mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina, sob a perspectiva do Lean Office. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se necessário uma revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A abordagem da pesquisa é qualitativa e sua natureza exploratória. A pesquisa se caracteriza também por ser participante. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Foram realizadas entrevistas com cinco colaboradores, participantes diretos dos processos de compras e gestão dos estoques. Como resultados, a pesquisa analisou processos nos setores de estoque e compras, identificando deficiências e propondo melhorias através de metodologias baseadas no modelo de Lean Office.
Palavras-chave: Lean Office; melhorias; laboratório de inovação; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Universidade Federal