Este livro representa uma nova concepção na abordagem dos processos de soldagem a arco voltaico. Sai do formalismo tradicional de livros nacionais e dos consagrados “Handbooks”, apresentando novas visões de conceitos. É, portanto, uma grande contribuição para professores, estudantes, profissionais e pesquisadores.

A quase totalidade das informações são baseadas em experiências próprias que apresentam em muitas situações contradições com o “status quo” estabelecido.
Um dos grandes diferenciais da obra é a possibilidade que o leitor tem de acompanhar os experimentos por meio das referências bibliográficas baseadas em filmagens à disposição na Internet e acessíveis por “QR CODE”.

Livro amplamente ilustrado com figuras e imagens coloridas.
Editora: SPS / Alfa Centauri
Número de páginas: 274 páginas
Dimensões: 21.0 x 26.0 x 1.7 cm
Peso: 740 g
Valor: R$ 200,00 (com frete incluso)

Faça o seu pedido pelo Whatsapp:(48) 9.9930-1469

Referência:
DUTRA, J. C. Ciência e Tecnologia da Soldagem a Arco Voltaico: dos Fundamentos às Modernas Técnicas. Florianópolis: 1ª ed. Alfa Centauri,  2023. 274 p.

Resenha Crítica:

"A obra foge da metodologia convencional empregada em livros didáticos para engenharia. Ao abandonar a repetição de conceitos “tradicionais” (aparentemente consolidados) e, ao contrário, contestá-los, o livro mergulha o leitor no universo do questionamento que é o motor para novas descobertas. Assim, o leitor vai aos poucos compreendendo que, no vasto campo da soldagem, não se pode formular conclusões generalizadas em grande parte dos temas. Isso se torna mais crítico com o avanço continuado da tecnologia de fabricação de equipamentos, de insumos e de materiais metálicos, assim como das técnicas envolvidas. Por isso, novas relações vão sendo estabelecidas entre as variáveis de soldagem e as características operacionais dos diferentes processos, assim como, entre estas variáveis e os aspectos econômicos, geométricos e metalúrgicos da solda resultante, considerando-se, naturalmente cada situação específica.
Com isso, vão se adequando novos conceitos e velhos paradigmas aos poucos devem ser substituídos. E assim, ampliam-se os campos de atuação de cada um dos processos de soldagem a arco voltaico. Alguns exemplos estão bem caracterizados no texto. A American Welding Society e a American Society for Metals, em seus tradicionais handbooks, por exemplo, trazem abordagens superficiais ao comparar os processos TIG e Plasma, induzindo precocemente os estudantes a um entendimento de que o processo Plasma, de uma forma geral, apresenta uma maior penetração do que o Processo TIG, sem considerar, por exemplo, os diferentes comprimentos de arco, a real distribuição de temperatura ao longo destes arcos, assim como a diferença da tensão e por conseguinte, da potência de soldagem entre eles. A partir de experimentos desenvolvidos pelo autor, foi possível descrever um modelo comparativo mais próximo da realidade e que lança novos argumentos sobre a abordagem do processo TIG, desmistificando, dentre outras questões, a premissa de que ele não seria indicado para a soldagem de chapas mais espessas. Neste caso, ressalta-se o grande potencial do TIG no enfrentamento ao processo MIG/MAG quanto à capacidade de fusão do material de base.
Outro aspecto a destacar é a grande experiência do autor no desenvolvimento de equipamentos e sistemas para a soldagem, que fica evidente quando ele apresenta diversas técnicas de soldagem, desenvolvidas no Laboratório da UFSC, para atender demandas de vários setores industriais. Destaca-se a enorme contribuição do autor para avanços importantes na soldagem MIG/MAG, como a soldagem em CA que tradicionalmente tem sido difundida, na literatura convencional, como uma modalidade não aplicada a este processo.
Observa-se, ao longo dos diversos capítulos do livro, a contribuição para a evolução da tecnologia da soldagem a partir de experimentos e trabalhos práticos realizados pelo autor. Deve-se ressaltar, ainda, que muitos equipamentos e sistemas de aquisição e controle de dados, desenvolvidos a partir das pesquisas realizadas no Laboratório de Soldagem da UFSC, foram comprados por empresas e por outras universidades e institutos de pesquisa, que exploraram as potencialidades destes equipamentos e sistemas e compartilharam informações para o aprimoramento dos seus desempenhos.
Trata-se, portanto, do registro de um processo exitoso de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação que ao longo de décadas envolveu órgãos de fomento, empresas privadas, empresas públicas, estudantes, técnicos e pesquisadores do Brasil e do exterior.
Por tudo isso, este livro traz novas descobertas sobre o universo da soldagem e trata-se de uma grande contribuição para professores, estudantes, usuários e pesquisadores da área de soldagem a
arco voltaico."

Professor Dr. Eng. Jesualdo Pereira Farias