Treinamento para a aplicação da radiologia computadorizada na inspeção não destrutiva de materiais

20200903 radiologia computadorizada

Na primeira semana de setembro foi realizado no LABSOLDA curso teórico-prático da empresa CARESTREAM, para a aplicação da técnica radiográfica computadorizada na inspeção de materiais soldados, fundidos, forjados e fabricados por manufatura aditiva.

O curso constou com a participação da Eng. Cleide M. Marqueze (responsável pela área de Ensaios Não Destrutivos do Labsolda), Alisson Fernandes da Rosa (aluno doutorando) e Alberto Bonamigo (aluno doutorando).

A aquisição deste equipamento faz parte do Projeto "Processos de reparos alternativos: soldagem operação de abraçadeiras aparafusadas e bujão (capote)", financiado pela PETROBRAS.

A Radiologia Computadorizada está sendo substituída pela radiografia convencional devido a muitas vantagens que apresenta. Nesta técnica o filme convencional é substituído por uma película de fósforo. Esta película é reutilizável após salvar e cancelar a imagem anterior. Isto contribui com maior rapidez no ensaio e a geração de menos resíduos poluentes, uma vez que dispensa o uso de líquidos de revelação do filme radiográfico.
A técnica funciona do seguinte modo:

No ensaio radiográfico os raios-x são direcionados para a peça a ser inspecionada, sendo que, uma parcela desta radiação é absorvida e a outra passa para a película de fósforo. A radiação absorvida depende do material e espessura da peça. A radiação que atinge a película ioniza o fósforo e armazena elétrons de alta energia. Esta película é inserida em um scanner para realização da leitura com laser. O laser faz com que os elétrons liberem energia em forma de luz. A luz emitida pelos elétrons é captada por um sistema que transforma a luz em sinais elétricos (analógicos), estes sinais por sua vez são direcionados para decodificadores, transformando os sinais analógicos em digitais, que por meio de sistemas comparativos são transformados em imagens visíveis na tela da Workstation.

Com o uso de algumas ferramentas, a Workstation permite que as imagens sejam manipuladas para auxiliar na visualização das descontinuidades da peça. Estas ferramentas permitem a introdução de textos, variação de contraste, resolução, zoom, assim como enviar os arquivos de imagens para outros setores. Estes arquivos podem ser enviados no formato DICONDE, BMP, GIF, PNG, JPEG e TIFF.