LABSOLDA participa da SC EXPO DEFENSE – feira de tecnologias e produtos de defesa

20190927 expo defense

Nos dias 27 a 29 de setembro de 2019 foi realizada a SC EXPO DEFENSE – FEIRA DE TECNOLOGIAS E PRODUTOS DE DEFESA, promovida pelo Centro das Indústrias do estado de Santa Catarina – CIESC e Base Aérea de Florianópolis, por meio do COMDEFESA – Comitê da Indústria de Defesa. O objetivo da feira foi a integração dos centros de tecnologia, indústria e Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério da Defesa) abordando o desenvolvimento de produtos e tecnologia de defesa, apresentação de projetos estratégicos e atração de investimentos.

Inserido neste contexto, o LABSOLDA expôs tecnologias relevantes ao tema, destacando-se o desenvolvimento de equipamentos e procedimentos para soldagem interna de tubulações (CSI) e para a união de tubos de pequena espessura (OrbiTIG), além da manufatura aditiva por soldagem e o desenvolvimento de tecnologia nacional no âmbito dos processos de soldagem avançados. A apresentação foi por parte dos pós-graduandos Daniel Galeazzi, Kauê Riffel e Rafael Bernardi.

Paralelo à feira, nos dias 27 e 28, ocorreu o Segundo Workshop SC2C.Aero (Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais), contando com 12 palestras de professores e pós-graduandos dos 12 grupos técnicos do SC2C.Aero e outros centros de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina. A programação incluiu, no dia 27, a palestra do Prof. Dr. Mateus Barancelli, do LABSOLDA, intitulada “Tecnologias em Processos de Soldagem, Automação e Monitoração”.