LABSOLDA participa da 17ª SEPEX com minicurso, apresentação de trabalhos e equipamentos desenvolvidos

stande labsolda sepex 2018

A 17ª Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC ) juntamente com a SNCT 2018 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) está sendo realizada entre os dias 18/10/2018 a 20/10/2018.
Neste evento o laboratório de soldagem da UFSC está apresentando diversos trabalhos e equipamentos em desenvolvimento na área de tecnologia da soldagem. Além disso, no dia 18 foi realizado nas instalações do LABSOLDA um minicurso na área de soldagem abordando temas introdutórios, assim como, casos especiais e projetos desenvolvidos no laboratório.

Iniciou-se em todo o Brasil, no dia 15 de Outubro, a Semana Nacional de Tecnologia – SNT. Para fomentar o estudo do tema Tecnologia entre a comunidade, a Universidade Federal de Santa Catarina aliou a essa data a 17 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento contemplou inúmeras áreas de atuação da Universidade, incluindo uma área reservada para a exposição dos projetos tecnológicos desenvolvidos no LABSOLDA.

O LABSOLDA utilizou essa oportunidade para expor vários trabalhos realizados por seus integrantes, entre graduandos e pós-graduandos. Além disso a exposição serviu para aumentar a visibilidade dos grandes projetos aqui realizados e, com isso, prestar contas à comunidade dos investimentos públicos que aqui são empregados.

Um estande foi montado para que a integração do público e dos trabalhos ocorra de forma didática e digerível, atingindo cidadãos de variadas realidades sociais. O estande contou com a simulação de uma união de tubulações de petróleo, apresentando soluções tecnológicas projetadas e construídas com conhecimento e tecnologia nacional no LABSOLDA. Foram expostas neste contexto um cabeçote orbital para soldagem de tubulações Tartílope VTOP e uma fonte de soldagem microcontrolada.

Além do estande, foi oferecido um Minicurso de introdução a soldagem e automação. Durante 4 horas foi ministrado uma introdução teórica em sala de aula e logo em seguida uma aula prática de diversos processos de soldagem a arco. Assim, pode-se aproximar a comunidade das inovações desenvolvidas no LABSOLDA e contextualizar com o avanço que elas trazem ao desenvolvimento do Brasil.

Alguns dos desenvovimentos mais recentes produzidos por alunos de Iniciação Científica e apresentados no estande do LABSOLDA.

ALEXSSANDER MARZZONA FERNANDES MARTINS (28º SIC UFSC)
Estudo e desenvolvimento do processo TIG multicátodo para operações de revestimento metálico
ELIAS DOS SANTOS ROSA JUNIOR (28º SIC UFSC)
Projeto de um dispositivo para desentortamento do arame no processo MIG/MAG e a representação analítica do processo de desentortamento