Sistema Autônomo de Monitoração de Grandezas de Soldagem


 :: Artigo completo em PDF 

RESUMO

O desenvolvimento de instrumentos virtuais portáteis é uma nova linha de pesquisa dentro do Laboratório de Soldagem e Mecatrônica da Universidade Federal de Sta. Catarina (LABSOLDA), e surgiu pela necessidades de empresas que utilizam a soldagem a arco em seus processos de fabricação. Neste sentido o presente trabalho aborda a questão de instrumentação para soldagem a arco voltaico, apresentando soluções inovadoras para a medição das grandezas envolvidas nos diversos processos. A concepção de um sistema de monitoração para processos de soldagem a arco, contribui em muito para as pesquisas em soldagem realizadas no Brasil, tendo em vista a deficiência de instrumentos de medição dedicados a processos de soldagem. Também são discutidos assuntos envolvendo a tecnologia de computação móvel, instrumentos virtuais e procedimentos de calibração, e como resultado final é apresentado o desenvolvimento de sistemas de monitoração semi-portáteis e portáteis, os quais oferecem ao usuário vantagens como flexibilidade, facilidade de operação, organização de dados e apresentação de resultados.


ABSTRACT


This paper presents the dificults on instrumentation for arc welding and gives new solutions for measurement of the arc welding variables. The autonomic system for arc welding variable monitoring is presented, it´s a mobile equipament wich execute the supervision of the main variables envolved in a arc welding process, permiting a valuation of the welding process. Other questions as use of the mobile computing tecnology, virtual instruments, calibrations
and portable system aquisitions are explaned.

Referência:

CORRÊA, M. A. ; DUTRA, J. C. ; OLLÉ, L. F. ; GOHR JUNIOR, Raul . Sistema Autônomo de Monitoração de Grandezas de Soldagem. In: XXIV Encontro Nacional deTecnologia da Soldagem - ENTS, XI Congresso Latino-Americano e V Íbero-Americano de Soldagem, 1998, Fortaleza - CE.. XXIV ENTS. São Paulo - SP. : Associação Brasileira de Soldagem, 1998. v. CD.