Desenvolvimento de Procedimentos para Soldagem de Telas Metálicas no Escopo do Projeto de Qualificação de Telas Premium Desenvolvidas no Brasil e Soldagem de Lote Piloto

O Problema apresentado pela equipe técnica do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron consistiu na necessidade de desenvolvimento de processo e procedimentos automáticos de soldagem de elementos filtrantes metálicos para fabricação de telas Premium, aplicadas na extração de petróleo. Primeiramente, foram desenvolvidos realizados e testados procedimentos de soldagem preliminares com diferentes processos de soldagem, a fim de se selecionar uma rota tecnológica adequada.

Diante do resultado, que afirmou o processo TIG como o de melhor desempenho, foi projetada e construída uma bancada de ensaios automatizada, que passou por constantes implementações de hardware e software e melhorias ao longo do projeto. Nela, foi desenvolvido, em trabalho de pesquisa aplicada, procedimento para soldagem tela-tela de topo, para união de telas planas e depois na costura do tubo, após a calandragem da peça no se diâmetro real. Em seguida, foi desenvolvido o procedimento para soldagem tela-chapa, a ser aplicada na união da tela plana com a chapa que, após calandragem da peça, forma o anel metálico de terminação do elemento filtrante. A solda chapa-chapa, para fechamento do anel metálico, também foi desenvolvida e conduzida em outra célula automatizada do LABSOLDA, lançando mão de um robô antropomórfico de 7 eixos.

Como requisito a ser cumprido, foi possível obter as soldas com qualidade, acabamento e geometria adequados, sendo que produtividade não figurou, no escopo do projeto, como critério de aceitação. Amostras soldadas, assim como protótipos em tamanho real, foram submetidos a ensaios mecânicos e químicos no LNLS, resultando em desempenho satisfatório. Sendo assim, foi possível a aplicação de alguns protótipos na operação real a que se destina, em poços de petróleo.