Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Desenvolvimento de processos, procedimentos,
equipamentos e instrumentação de soldagem.

 
 
 

 

:: Projetos - Pesquisas e Desenvolvimento - Atuais
 
 

APLICAÇÃO MECANIZADA DE REVESTIMENTO EM SUPERFÍCIES DE EQUIPAMENTOS DESENVOLVIMENTO DO TARTÍLOPE V2F

Billy Alceu de Abreu, graduando em Engenharia Mecânica / UFSC
Orientador: Jair Carlos Dutra


1. INTRODUÇÃO

   O desenvolvimento da tecnologia da soldagem no Brasil é fortemente influenciado pela escassez de disponibilidade de equipamentos para a execução das operações necessárias. Não é comum, tanto a disponibilidade de fontes de soldagem, como os periféricos necessários para a automatização. Em conseqüência, os resultados das pesquisas, ou estão de principio já desatualizados, em função da precariedade de equipamentos, ou estão completamente atrelados a equipamentos importados.

2. OBJETIVO

   O objetivo deste trabalho é desenvolver um equipamento e procedimentos de soldagem que possibilitarão a mecanização dos processos de reparo de superfícies de tanques e reservatórios sujeitos à ação de elementos corrosivos, seu resultado tem aplicação direta nas atividades de manutenção de plantas petroquímicas.

3. CARACTERIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO

   Este novo equipamento, designado de TARTÍLOPE V2F, consiste em um dispositivo mecânico de deslocamento que será apto a movimentar-se sobre um trilho flexível, podendo ser fixado nas superfícies das peças a serem reparadas, sendo estas superfícies côncavas ou convexas. Este dispositivo mecânico possui um braço transversal que possibilita a realização do movimento oscilatório de tecimento e também o posicionamento da pistola de soldagem.

   A soldagem automática implica, na maioria das aplicações, em um grande aumento de produtividade e qualidade em relação à soldagem manual. Outra vantagem alcançada é a repetibilidade do processo, pois uma vez estabelecidos os parâmetros e variáveis de soldagem adequados, pode-se repetir a mesma solda quantas vezes for necessário, eliminando inconsistências, erros e defeitos inerentes à soldagem manual.

   O primeiro protótipo do equipamento está pronto e funcionando, como pode ser visto no vídeo. Atualmente estão sendo realizadas correções em alguns detalhes do projeto, e tem-se como próximo passo o teste tanto da parte mecânica como do software de controle do equipamento, que estão sendo desenvolvidos em paralelo. Após vencida esta etapa será iniciado o desenvolvimento dos procedimentos de soldagem.

:: VIDEO DA FIXAÇÃO DO EQUIPAMENTO
:: VIDEO DA APLICAÇÃO DE UM MOVIMENTO DE TECIMENTO

Figura 1 - Vista superior desenvolvida em ambiente CAD
Figura 2 - Foto do equipamento em vista superior



Figura 3 - Conjunto de equipamentos

 
 

Copyright © 2006, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail