LABSOLDA/UFSC recebe Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

2017 premio stemmer

O LABSOLDA conquistou o segundo lugar na categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense promovido pela FAPESC. O Instituto de Soldagem e Mecatrônica da UFSC apresentou três inovações de destaque entre os projetos desenvolvidos.

O prêmio foi entregue ao professor Jair Carlos Dutra representante do Prof. Régis Henrique Gonçalves e Silva, Supervisor Geral e Diretor de P&D do LABSOLDA. A solenidade de entrega ocorreu no dia 06 de novembro no Centro de Eventos da FIESC e reuniu os contemplados, o governador Raimundo Colombo, o Ministro da Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e o presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Marcos Cintra, entre outras autoridades.

O LABSOLDA foi finalista na categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação com 3 inovações. A primeira é um sistema automatizado para soldagem de revestimento de componentes de caldeiras e geometrias associadas. “O sistema teve seu desenvolvimento voltado ao enfrentamento do fenômeno de desgaste que ocorre no interior das caldeiras de usinas termelétricas. Neste contexto, a proteção dos componentes por meio da aplicação de uma liga metálica especial, via soldagem, é importante para que não ocorram perfurações ou rupturas, falhas que fatalmente impedem o funcionamento do sistema de geração de energia como um todo” explica o Engenheiro João Facco de Andrade, Gerente de Projetos no LABSOLDA.

inovacao 01 sistema dedicado para automacao da soldagem

Uma das inovações-referência inscritas no Prêmio Stemmer é um sistema dedicado para automação da soldagem de revestimento de componentes de caldeiras termelétricas (Veja mais pelo link)


A segunda inovação trata de técnicas avançadas para produção de vídeos em alta velocidade aplicados em análises de processos industriais e pesquisas científicas.“As técnicas envolvem a aplicação de conhecimentos avançados em ótica, eletrônica e informática para produzir, processar e analisar imagens sincronizadas com dados quantitativos em uma frequência de até 20.000 quadros por segundo. Além disso, é empregado um sistema de iluminação laser infravermelho, invisível ao olho humano, mas ainda assim capaz de sensibilizar o sensor da câmera. Dessa forma, o cenário permanece iluminado apenas pelo sistema laser, independente das condições de luz ambiente. A técnica está sendo aplicada na análise técnico-científica de fenômenos extremos que ocorrem muito rapidamente, em escala reduzida e com grande variação na intensidade luminosa como no caso dos processos soldagem”, disse Marcelo Pompermaier Okuyama, Mestre em Engenharia de Produção – Produtor Multimídia no LABSOLDA.

inovacao 02 filmagem tecnica em alta velociade 2b
Inovação desenvolvida no LABSOLDA que trata de técnicas avançadas para produção de vídeos em alta velocidade aplicados em análises de processos industriais e pesquisas científicas (Veja mais pelo link)

E a terceira inovação consiste em um sistema para soldagem automatizada TIG Orbital de tubos de pequeno diâmetro. “É capaz de realizar o processo de união em tubos de paredes finas, com controle eletrônico computadorizado. O equipamento pode ser aplicado em diferentes segmentos da indústria, por exemplo: química, petróleo e gás, alimentos, assim como para a construção de equipamentos e estruturas variadas. Os principais benefícios para o setor são o grande aumento da produtividade e qualidade das juntas executadas automaticamente. O controle eletrônico por software permite total possibilidade de customização, além de possibilidades de registro e tratamento eletrônico dos dados de cada soldagem, tornando o sistema apto para integração com ferramentas de Indústria 4.0 aplicadas para melhoria da produtividade e qualidade”, nas palavras do Professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, Dr. Eng., Supervisor Geral e Diretor de P&D no LABSOLDA.

inovacao 03 sistema obtital tig

Sistema para soldagem automatizada TIG Orbital com controle eletrônico computadorizado para união de tubos de pequeno diâmetro (Veja mais pelo link)

O prêmio, na sua sétima edição, é uma promoção da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Criado em 2008 pela Lei Catarinense de Inovação, a prêmio leva o nome do ex-reitor da UFSC, Caspar Erich Stemmer, e visa reconhecer, com troféus, certificados e valores financeiros, ações inovadoras de instituições, empresas e pessoas consideradas “protagonistas da inovação”.

Resultado da categoria Instituição de CTI da Chamada Pública FAPESC Nº 01/2017-Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer Inovação Catarinense Edição 2017
1º INSTITUTO STELLA
2º LABSOLDA - UFSC
3º FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE SC - UNISUL

Mais informações do evento: http://www.premiostemmer.sc.gov.br/

Notícias na mídia: