Trabalhos apresentados no XXXVI CONSOLDA, em Recife-PE

O Congresso Nacional de Soldagem, CONSOLDA, é um evento anual que está na sua 36ª edição, promovido desde 1979 pela ABS. Nesta edição, realizada em Recife-Pernambuco no período de 12 a 15 de outubro, o evento contou com a apresentação de sete trabalhos científicos de membros do LABSOLDA.

 

Além da apresentação de trabalhos, os membros participaram do 1° Workshop Internacional de Soldagem na Área de Naval & Offshore e visitaram o Estaleiro Atlântico Sul maior e mais moderna empresa do setor de construção naval e offshore do hemisfério sul.


Trabalhos apresentados:

  1. Análise comparativa entre o Arame Maciço e o Tubular no Processo de Soldagem MIG/MAG - Posição Vertical Ascendente (Autores: Ramon N. Meller; Renon S. Carvalho; Luciano M. Cirino; Nelso G. Bonacorso; Jair C. Dutra)
  2. Soldagem TIG de Elevada Produtividade: Influência dos Gases de Proteção na Velocidade Limite para Formação de Defeitos (Autores: Mateus B. Schwedersky; Jair Carlos Dutra)
  3. Desenvolvimento de Equipamento e Procedimentos e Aplicação de uma Liga Experimental para Soldagem PTA-P Sobre-Cabeça (Autores: Jônathas A. Alves; Régis H. G. e Silva; Jair C. Dutra)
  4. Nova Técnica de Tecimento Aplicado na Soldagem Automatizada de Revestimento das Paredes Tubulares das Caldeiras de Termoelétricas (Autores: Fernando Costenaro Silva; Renon Steinbach Carvalho; Jair Carlos Dutra; Nelso Gauze Bonacorso)
  5. Soldagem Automatizada de Revestimentos Empregando o Novo Processo MIG/MAG com Inversão de Polaridade Sincronizada com a Trajetória de Tecimento dos Cordões de Solda (Autores: Eduardo Bidese Puhl; Jair Carlos Dutra; Nelso Gauze Bonacorso)
  6. Avaliação da Soldagem do Alumínio nos Processos TIG CA Pulsado e Constante (Autores: Rafael Polezi Lucas; Jair Carlos Dutra; Nelso Gauze Bonacorso)
  7. Engenharia de Usabilidade Aplicada no Desenvolvimento da Interface Homem-Máquina para um Sistema Interativo de Soldagem Robotizada (Autores: Marcelo P. Okuyama; Renon S. Carvalho; Régis H. G. e Silva; Eugênio Merino)